ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia membros da colônia paraguaia em sessão solene

14.05.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Quem nunca tomou um rico tereré, dançou uma polca paraguaia dando o famoso gritinho “Iipuuu” não sabe o que é alegria de viver em Mato Grosso do Sul e ter de perto  toda a cultura, culinária e costumes paraguaio e para exaltar esse povo alegre e irmão o vereador Veterinário Francisco (PSB) homenageou Nicolas Henrique Cárdenas e Miguel Arcanjo Bernaldo durante sessão solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio no município de Campo Grande. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.251/17 e da Lei nº 5.629/1. “O povo paraguaio está ligado com o sul-matogrossense, pois temos a influencia da culinária, música e até de alguns costumes. Essa solenidade é uma a homenagem a história e aos ensinamentos que esse povo irmão nos passou e ainda passa”, explica o parlamentar.

Os homenageados na sessão solene ao povo paraguaio são o Nicolas Henrique Cárdenas é natural de Porto Murtinho fronteira com o Paraguai e com raízes e tradições fortes do país vizinho é filho de Henrique Cárdenas e Mercedes Penajos Cárdenas que são paraguaios da cidade de Caacupé. Nicolas é casado com Mirta Izabel Arguelho também filha de paraguaio. E cultiva as tradições e costumes paraguaios apoiando eventos e ajudando a propagar a cultura paraguaia. “Eu estou muito feliz de receber essa homenagem é a primeira vez. Eu vim criança de Porto Murtinho com meus pais aqui para Campo Grande e ser homenageado pela Câmara  me deixa muito feliz “, comenta Cardenas.

O outro homenageado é Miguel Arcanjo Bernaldo que é de Campo Grande neto de paraguaios legítimos nasceu ouvindo sobre a cultura e provando a as iguarias paraguaias.  Seus pais nasceram em Porto Murtinho e vieram para Campo Grande juntamente com a Colônia Paraguaia. Sempre envolvido com a Colônia aqui de Campo Grande participando dos festejos e mantendo a tradição do povo paraguaio.

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador