ícone whatsapp

Veterinário Francisco enaltece a ação do CRMV-MS e demais entidades em favor dos animais vítimas do incêndio no Pantanal Sul-mato-grossenses

16.09.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O fogo está destruindo a fauna e a flora do Pantanal. Já são mais de 2,3 milhões de hectares afetados pelas queimadas, isso é mais que todo o território do Estado de Sergipe ou quatro vezes o tamanho do Distrito Federal.

A proteção a flora atingida, infelizmente, não tem como ser feita, já que o fogo destrói tudo pela frente. Mas a fauna está tendo uma ajuda, sendo no resgate e mudança de local dos animais, como também nos cuidados com aqueles encontrados queimados.

Pensando nisso, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) disponibilizou um veículo para atendimento dos animais, e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS) lançou a Campanha “SOS Animais Silvestres”.

A unidade móvel do CRAS atenderá a princípio, os animais do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, e terá um médico veterinário e medicamentos e equipamentos para realização de exames por 10 dias. Na região de Corumbá e Ladário as ações serão sediadas na Polícia Militar Ambiental. Além desses locais, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) disponibilizou sua base de pesquisa Estrada Parque Piraputanga para receber animais atingidos pelo fogo. Caso seja necessário, os animais poderão ser encaminhados também para a sede do CRAS em Campo Grande.

Já o CRMV, com a Campanha “SOS Animais Silvestres”, tem o objetivo de arrecadar medicamentos e insumos de uso veterinário, que serão essenciais para o tratamento dos animais vítimas das queimadas. Esta ação quer antecipar os cuidados aqui em Mato Grosso do Sul, já pensando na atual situação enfrentada pelo estado vizinho, Mato Grosso. 

“Por enquanto, a situação aqui no MS está sob controle. Mas, sabemos que setembro é o mês mais crítico das queimadas no Pantanal e queremos estar com tudo pronto caso o pior aconteça”, informou a médica veterinária Dra Paula Helena Santa Rita, presidente da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS) do CRMV-MS. “Estamos mobilizando colegas que queiram participar da ação, caso seja necessário. Ajudar não só no resgate, mas nos cuidados dos animais que sofrerem algum tipo de ferimento”, finalizou.

Participam ainda da campanha, além do CRMV-MS, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Instituto do Homem Pantaneiro, Maranatha Pet Shop e Auqmia Pet Shop.

PANTANAL

O Pantanal é a maior área úmida continental do mundo, e é também lar de uma imensa biodiversidade. São cerca de 2 mil espécies de plantas; 582 espécies de aves; 132 de mamíferos; 113 de répteis e 41 de anfíbios. 

SOS ANIMAIS SILVESTRES

A arrecadação dos medicamentos e insumos está sendo feita nos seguintes locais:

• Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), localizado na Avenida Coronel Cacildo Arantes, 433 – Chácara Cachoeira (de 2ª a 6ª das 12 às 16h);

• Lojas do Maranatha Pet Shop – Avenida Capiberibe, nº 882; Avenida Tamandaré, n° 2957; Rua Jamil Basmage, 1070 ou Rua Souto Maior, 1832;

• Auqmia Clínica e Pet Shop – R. Santos Dumont, 1238 – Vila Planalto.

E o profissional que quiser se voluntariar para ajudar nas ações pode fazer o cadastro pelo link: https://linktr.ee/crmvms

 

Mais informações: 067 3331-1655

 

Nany Sene

Assessoria de Imprensa do Vereador