ícone whatsapp

Vereadores lançam a Frente Parlamentar Ambientalista

07.06.2013 · 12:00 · Comissões

Foi lançada na tarde desta sexta-feira (7), na Câmara Municipal de Campo Grande, a Frente Parlamentar Ambientalista de Mato Grosso do Sul. Vereadores e ambientalistas de 15 cidades participaram da solenidade. O objetivo da frente é reunir vereadores ligados às questões ambientais e membros das comissões de meio ambiente das câmaras municipais do Estado.
 
“Temos hoje a adesão de 32 municípios que confirmaram participação. A Frente Parlamentar Ambientalista é um movimento nacional, e tem como premissa discutir aquilo que queremos. Discutir um novo conceito de meio ambiente”, disse o vereador Eduardo Romero, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do legislativo campo-grandense. “Sabemos que é importante que tenhamos em nossas cidades indústrias, empresas, mas elas não podem fazer com que nossa qualidade de vida seja comprometida”, alertou.
 
A frente é um grupo que vai discutir os principais desafios em relação ao meio ambiente em Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos iniciais, segundo Romero, é expandir o número de comissões permanentes voltadas ao meio ambiente nas câmaras do interior de Mato Grosso do Sul. “Esses problemas precisam ser tratados com seriedade e conhecimento. Muitas cidades hoje não têm essas comissões permanentes”, cobrou o parlamentar.
 
O lançamento da Frente Parlamentar encerrou uma semana dedicada a uma série de atividades, como audiências públicas, seminário e palestras para discutir temáticas de relevância nas áreas de preservação, políticas públicas e impactos diretos para a população.
 
A presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), Helena Clara Kaplan, falou aos presentes sobre a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras para a cooperação entre a União, os estados, e municípios nas ações de proteção ao meio ambiente. A norma visa, principalmente, o desenvolvimento sustentável, harmonizando e integrando todas as políticas governamentais.
 
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da UCV/MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), Jeovani Vieira dos Santos, do diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Montovani, e do biólogo Manoel Amon, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). 
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal