ícone whatsapp

Vereadores decidem aguardar ações da Caixa e adiam criação da CPI da Homex

13.08.2013 · 12:00 · Reunião

Após reunião realizada na tarde desta terça-feira (13) com superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes, a Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos decidiu aguardar os desdobramentos das ações da Caixa para só então averiguar a necessidade da abertura de uma CPI para apurar as irregularidades nos empreendimentos da Homex em Campo Grande.

 

De acordo com o superintendente, a Caixa realizará uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (14) com a direção internacional da Homex para debater o futuro do empreendimento em Campo Grande. “A partir dessa reunião teremos um posicionamento oficial sobre a conclusão das obras da Homex. Ainda faltam quatro blocos para serem concluídos, sendo que cada um falta 4%, 8%, 16% e 39% da obra para ser finalizada. Já iniciamos o processo para acionar o seguro término da obra, para que o empreendimento seja concluído. Já financiamos mais de 80 mil imóveis e essa é a primeira vez que habilitamos o seguro. Resta saber se a Homex irá recorrer judicialmente. Se ela recorrer à Justiça a finalização da obra pode demorar mais tempo, até que o processo judicial termine. Se a Homex não recorrer, a seguradora assume o empreendimento e em 30 a 60 dias será escolhida uma nova construtora para terminar a obra”, disse Paulo Antunes.

 

Paulo Antunes destacou que a Homex está falida financeiramente e não patrimonialmente. “Esse é um problema da Homex em todo o Brasil. Ela está falida no país todo, não é só aqui em Campo Grande. O problema mais emergencial já está sendo resolvido que é a manutenção da rede provisória de coleta de esgoto, a qual estava com vazamento, causando grandes transtornos para os moradores. A manutenção da rede de esgoto nem é de competência da Caixa. É uma obrigação da Homex, mas estamos auxiliando pelo bem de nossos clientes”, disse Paulo Antunes.

 

O vice-presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, vereador Carlão destacou que “só abriremos CPI depois de exaurir todas as ações da Caixa em resolver esse problema”, disse.

 

Outra preocupação apresentada pelos parlamentares foi a escola que estava sendo construída pela Homex no local para atender os moradores do empreendimento, que conta com mais de 700 unidades habitacionais, a qual está paralisada. Segundo o presidente da Comissão de Obras, vereador Alceu Bueno a escola já está com 50% da obra concluída e não pode ser paralisada, mas a Caixa Econômica não pode assumir a obra. “Não podemos deixar a Homex ir embora sem terminar a escola. A Caixa não pode fazer nada, então cabe a nós, como defensores do povo, lutar por isso, seja indo ao Ministério Público ou procurando a Prefeitura Municipal”, disse.

 

O líder do prefeito, vereador Alex do PT se comprometeu a interceder junto ao secretário municipal de Educação, José Chadid, para que a escola seja finalizada com a ajuda do Poder Executivo.

 

Também participaram da reunião os vereadores Chocolate, Otávio Trad, Ayrton de Araújo e Paulo Pedra.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal