ícone whatsapp

Vereadores da CCJ se reúnem com médicos para debater autonomia da categoria

20.08.2015 · 12:00 · Comissões

Os vereadores Airton Saraiva, Paulo Pedra, Vanderlei Cabeludo, Alex do PT e Otávio Trad, que compõe a CCJ (Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final) se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) com o presidente do Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Valdir Shiroma e uma comissão de médicos que atuma na Prefeitura de Campo Grande para pedir o apoio dos parlamentares na aprovação de uma lei para separar a categoria dos médicos na Referência 17.

 

Atualmente os médicos estão na mesma referência que os odontólogos (cerca de 300 profissionais) e os médicos veterinários (8 no total), o que proporciona um efeito cascata na busca por reajustes junto à administração municipal.

 

Segundo Shiroma, a categoria dos médicos quer ficar numa categoria separada dos odontólogos e veterinários para que possam negociar um reajuste apenas para os médicos. “Sempre que vamos pleitear algum reajuste, a Prefeitura nega, alegando que a medida resultaria num efeito cascata, tendo que aumentar os salários dos demais servidores da saúde, por isso queremos ficar em uma referência única, para podermos negociar um reajuste de forma autônoma. Essa mudança de referência não representa nenhum aumento de salário, apenas nos dá condições de negociar com a Prefeitura um reajuste somente para a nossa categoria, sem nos vincular aos demais profissionais da saúde. Não queremos prejudicar nenhuma categoria. Assim, os odontólogos e veterinários também terão autonomia para pleitear um reajuste só deles”, defendeu o presidente do Sinmed/MS.

 

Desde o dia 13 de agosto, tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei nº 8.114/15, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da tabela salarial dos médicos no quadro de remuneração dos servidores do município de Campo Grande e dá outras providências.

 

Após ouvir as reivindicações da categoria médica, que está novamente em greve desde o último sábado (15), os parlamentares da Comissão de Justiça decidiram ouvir as demais categorias para analisar a viabilidade da proposta. Representantes dos odontólogos e dos  médicos veterinários serão chamados pelos vereadores nos próximos dias para discutirem esse desmembramento.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal