ícone whatsapp

Vereadores convidam população para Marcha de Prevenção ao Suicídio no sábado

26.09.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Como parte das ações do Setembro Amarelo, será promovida no sábado, dia 28, a Marcha de Prevenção ao Suicídio. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, o vereador Dr. Livio ocupou a Tribuna para falar sobre o tema, convidar a população para o evento e conclamar a todos para manter a atenção com o próximo para ajudar num momento de fragilidade e no processo de superação. Neste mês, a Câmara promoveu audiência pública, eventos e aprovou projetos de lei relacionados à temática da saúde mental. 

Neste mês, começou a valer a Lei 6.283/19, de autoria dos vereadores Dr. Livio e William Maksoud, que institui no âmbito do Município de Campo Grande a Marcha de Prevenção ao Suicídio, que será realizada anualmente sempre no último sábado de setembro. A lei prevê ainda atividades e mobilizações com o objetivo de sensibilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedades civis organizadas, quanto à importância da vida.

“Precisamos trazer luz às pessoas que estão nas nas redes sociais postando carinhas felizes, mas tem dores ocultas, ignoradas, desconhecidas pelos seus familiares e amigos mais próximos”, disse o vereador Dr. Livio, reforçando os trabalhos feitos para valorização da vida. Na Tribuna, fez um relato sobre sua experiência e superação. “Já passei momento de dificuldade, de depressão, com algumas crises, e a gente tem dificuldade em externar esses momentos, principalmente para quem tem esse contato público. Hoje, a gente entendeu que demonstrar fragilidade, o sofrimento, é demonstrar nossa humanidade e ajuda a superar. É um ato de coragem”, disse o vereador, reforçando a necessidade de abraçar e demonstrar afeto por amigos e familiares. 

No momento da Palavra Livre, mais vereadores deram suas contribuições sobre o assunto. O vereador Betinho recordou que há alguns anos tinha-se o conceito de não falar dessa temática. “Vamos continuar debatendo porque, desta forma, podemos salvar vidas”, disse. Ainda na segunda-feira, o vereador promoveu debate com estudantes da Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade sobre a influência das redes sociais no desenvolvimento da depressão em adolescentes. 

Os vereadores Dr. Wilson Sami e William Maksoud reforçaram o convite para a Marcha no sábado, da conscientização e do conhecimento para ajudar o próximo. Para a vereadora Enfermeira Cida Amaral “é muito delicado falar da dor da gente, mas a gente só convence o outro quando mostramos que somos seres humanos comuns. Nosso cuidado com assunto precisa redobrar, com mais políticas públicas. A depressão acomete a todos, não tem idade, raça, cor ou classe social”, disse. 

A continuidade dos debates como forma de prevenção ao suicídio foi enfatizada pelo vereador Eduardo Romero. “Estamos terminando o mês de setembro, do Setembro Amarelo, mas não terminando os problemas discutidos. Sempre precisamos contar com ombro amigo, seja de um amigo, de um profissional ou familiar. O diálogo é sempre um meio de aliviar as dores”, disse. 

A Marcha de Prevenção ao Suicídio ocorre neste sábado, 28 de setembro, no Centro de Campo Grande. A concentração será às 8 horas, na Praça Ari Coelho. O evento acontece junto com a caminhada Feliz Rumo à Dignidade, que tem como objetivo alertar sobre o respeito aos idosos. 

Legislações e eventos

O Setembro Amarelo tem objetivo de reforçar as ações de prevenção ao suicídio. Ainda no começo do mês, a vereadora Enfermeira Cida Amaral ocupou a Tribuna para falar do assunto, durante sessão ordinária. Na última semana, foi promovido o debate com alunos, pelo vereador Betinho, sobre influência das redes sociais no desenvolvimento da depressão em adolescentes. À tarde, por proposição do vereador Odilon de Oliveira, foi realizada Audiência sobre Depressão Infantil. 

Na segunda-feira, dia 30 de setembro, às 10 horas, acontece a palestra “Falar é a melhor opção”, com a psicóloga Avany Cardoso Leal. O evento foi proposto pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis.  

Além da lei instituindo a Marcha de Prevenção ao Suicídio, os vereadores aprovaram neste mês a criação de Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, por meio de Projeto de Resolução dos vereadores Dr. Cury e Odilon de Oliveira. O propósito é estabelecer a promoção de amplos debates, diálogos, modelos de intervenção e conscientização sobre os direitos e a proteção das pessoas acometidas de doenças mentais, bem como implementar a política pública atual de saúde mental com recursos nos atendimentos dos níveis primários, secundários e terciários.

Também está em vigor a Lei 5898/17, do vereador Junior Longo, que institui a Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência. Há ainda a Lei 6009/18, da vereadora Enfermeira Cida Amaral, que institui o Plano Municipal de Valorização da Vida e do Combate ao Suicídio. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal