ícone whatsapp

Vereador Prof. João Rocha recebe visita de alunos e explica funcionamento do Legislativo

30.05.2016 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

A Câmara Municipal de Campo Grande recebeu na manhã desta segunda-feira (30) alunos do 3° ano da Escola Estadual “Hércules Maymone”, que visitaram a sede do Legislativo Municipal para conhecer de perto o funcionamento da Casa de Leis.

 

A atividade escolar promovida pela Professora Tatiana Gonçalves, faz parte da disciplina de gestão pública do curso de técnico administrativo.

 

Os estudantes percorreram os setores administrativos e conversaram com o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha, que explicou e tirou todas as dúvidas dos visitantes acerca do trabalho desenvolvido pelos 29 parlamentares de Campo Grande.

 

De acordo com o presidente, “isso aqui é uma lição de cidadania para esses jovens. Parabenizo a professora pela iniciativa. Fico feliz com a visita, é bom que vocês conheçam a Casa, como funciona essa estrutura, essa engrenagem. Pois os vereadores passam, mas essa estrutura permanece. Esta é a Casa do Povo, que representa as pessoas. Temos obrigação de representar os cidadãos que nos elegeram, fazer leis e fiscalizar para elas sejam cumpridas. Cabe aos vereadores cobrarem, fiscalizarem e denunciarem. Infelizmente, o Legislativo não pode executar, só podemos pressionar o Executivo para que realize. É essa Casa que garante a democracia e por isso é a mais atirada. Tanto que, quando se instala uma ditadura, a primeira coisa que fazem é destituir as Câmaras municipais e o Congresso, tanto a Câmara Federal quanto o Senado. Por isso o Legislativo é o poder que mais apanha”, afirmou.

 

Por fim, em conversa com os estudantes João Rocha fez questão de mostrar os resultados positivos alcançados com o Projeto Câmara Comunitária. “Temos fiscalizado escolas, Ceinfs, postos de saúde, obras paradas e ruas, buscando apurar a qualidade dos serviços e equipamentos públicos à disposição da população. E isso tem forçado o prefeito a solucionar diversos problemas, só aí já valeu a pena. Daqui pra frente teremos muitas obras inauguradas por conta dessa pressão dos vereadores em fiscalizar. Temos obras que faltam só 10% para terminar, não é nem questão de dinheiro, é uma questão social, porque muitas crianças e pacientes precisam dessas estruturas de escolas e postos de saúde”, disse.

 

A conversa com os alunos também foi acompanhada pelo vereador Eduardo Cury.

 

Segundo a professora Tatiana Gonçalves, os alunos também acompanharam em Plenário a sessão ordinária da última quinta-feira (19) e agora voltaram à Câmara para conhecer o legislativo internamente. "Com base nessas visitas eles entregarão um relatório com suas impressões sobre o trabalho do Poder Legislativo e o que aprenderam aqui", afirmou.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal