ícone whatsapp

Vereador Otávio Trad destaca união de forças na inauguração do Centro Municipal de Interpretação de Libras

01.10.2021 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

A inauguração do primeiro Centro Municipal de Interpretação de Libras de Campo Grande, criado pela Lei 6.341/19, é resultado da união de forças entre a sociedade, e os poderes legislativo e executivo, destacou o autor do projeto, vereador Otávio Trad (PSD). O espaço, que funcionava de forma remota desde junho na sede da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (30).

“A ideia da criação de uma central surgiu para atender uma demanda da comunidade surda apresentada pelo presidente da AFAPSMS, Adriano Gianotto, e a da necessidade de união de diversas propostas apresentadas na Câmara Municipal. Com o total apoio do prefeito Marquinhos Trad o projeto foi aprovado e sancionado no fim de 2019”, contou o vereador.

Em 2020, de acordo com o parlamentar, a pandemia e as eleições municipais travaram a implementação do Centro. “E este ano o subsecretário de direitos humanos, Amadeu Borges colocou isso como uma prioridade. Essa união de forças faz de hoje um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória política”, completou.

 

O Centro Municipal de Interpretação de Libras funciona com quatro profissionais intérpretes de libras e três tipos de atendimentos: presencial, in loco e eventos. O atendimento presencial é realizado no próprio CMILCG.

 

Já o atendimento in loco presta assistência em audiências judiciais, atendimentos médicos na rede pública de saúde, em entrevista de emprego, em agências públicas e órgãos da Prefeitura. Os intérpretes também estão disponíveis para ações realizadas por unidades e órgãos municipais, organizações da sociedade civil, associações, instituições e entidades sem fins lucrativos que atuam diretamente no atendimento de pessoas surdas. Tanto in loco, quanto em eventos, é necessário fazer agendamento prévio de no mínimo 15 dias úteis, por via de agendamento documental.

“Hoje é um dia histórico para a acessibilidade e inclusão em Campo Grande. E diante dessa conquista vejo que as pessoas com deficiência não precisam de ajuda ou compaixão. Nós, representantes da população, temos a obrigação de incluir na sociedade as pessoas com deficiência e as pessoas sem deficiência, no mesmo rito”, finalizou.

CMILCG – O Centro Municipal de Interpretação de Libras terá como objetivo facilitar a comunicação entre as pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os servidores municipais que atuam, diretamente, com o atendimento ao cidadão.

O atendimento na central será feito com o auxílio do intérprete de Libras, que irá intermediar o diálogo entre surdos e pessoas com deficiência auditiva e o servidor municipal por meio de transmissão de vídeo ao vivo. Também haverá a disponibilidade de solicitar o acompanhamento do intérprete de Libras mediante agendamento.

O CMILCG está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 2260 (em frente ao Belmar Fidalgo). O funcionamento é de segunda a sexta, das 07:30 às 11h/ 13h às 17:30.

 

Fernanda Palheta

Assessoria de Imprensa do Vereador