ícone whatsapp

Vereador Otávio Trad apresenta projeto que institui #PraCegoVer nas publicações municipais

20.03.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O vereador Otávio Trad (PTB) apresentou nesta semana o projeto de lei que institui a #PraCegoVer nas publicações com imagem nas redes sociais e sites dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Campo Grande.

“Este é mais um projeto que visa garantir a acessibilidade na Capital. Para quem não conhece, a hashtag nada mais é que a descrição de imagens postadas”, explica o vereador. O objetivo da proposta é garantir o direito à informação aos deficientes visuais.

Conforme o texto do projeto, serão descritas imagens como fotografias, ilustrações, tirinhas, charges e até memes. A descrição deverá ser feita de acordo com a leitura ocidental, ou seja, da esquerda para a direita, de cima para baixo. O texto após a hashtag deverá conter os elementos que constam na imagem, objetos, sequências e cores como a cor de fundo e a cor de roupas, por exemplo.

A presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul, Aurea Cena da Silva Sobrinho, destacou a necessidade da descrição para a inclusão. “Hoje os programas de leitura de tela só reconhecem texto. Se você mandar um cartaz, por exemplo, sobre uma apresentação artística, eu vou saber informações como data, horário e local, mas eu não vou ter acesso ao desenho. E esse desenho me ajuda bastante a interpretar a informação”, detalha. “Uma das principais mudanças com o uso da hashtag é que desperta o maior interesse dos deficientes visuais pela leitura”, completa.

Ela ainda conta que a falta do recurso pode ser uma barreira. “No Whats App as pessoas mandam muitas imagens. Eu tenho deixado de participar de muitos grupos porque essas imagens não tem descrição, eu não sei o que ela diz e sem saber do que se trata eu não tenho condição de responder. O mesmo acontece com o Facebook, que é muito visual”, relata.

A hashtag surgiu nas redes sociais em 2012, por meio de um projeto da professora especialista em Educação Especial, Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille, que trouxe a descrição de imagens de livros para a internet. O nome escolhido, é um trocadilho, no qual o “ver” significa “ter acesso”.

De acordo com a idealizadora, o texto descritivo das imagens também é reconhecido por softwares leitores de tela usados por pessoas cegas ou com baixa visão para ter acesso aos conteúdos em computadores e smartphones. Estas ferramentas fazem a leitura dos textos que aparecem nas telas navegadas e o transformam em áudios, mas os programas não reconhecem arquivos em formato de imagem, como JPEG e PNG.

#PraCegoVer: Na foto o vereador Otávio Trad, de terno preto, camisa branca e gravata amarela, discursa no plenário da Câmara Municipal. Ele está falando em frente a um microfone com a mão esquerda (à direta da foto) levantada e fazendo sinal de ok.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador