ícone whatsapp

Vereador João Rocha apoia projeto que alfabetiza crianças e adolescentes na Chácara das Mansões

28.05.2021 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Na manhã de quinta-feira (27), o gabinete do vereador prof. João Rocha foi até o bairro Chácara das Mansões em Campo Grande para conhecer o projeto Educa + Ação, apoiado pelo vereador desde sua criação. O projeto socioeducativo alfabetiza crianças e adolescentes da região com intuito de realizar um convívio social, deixado de lado por conta da pandemia, sem as aulas presenciais na escola e com a participação dos alunos duas vezes na semana. 

O projeto teve início no dia 11 de fevereiro na casa da própria Professora e criadora do projeto, Carolina Duarte. Carol é formada e pós graduada em Letras, pela UFMS, Mestre em Linguística, pela UnB e Acadêmica de Serviço Social pela Faculdade Estácio de Sá. Há 30 anos atrás ela começou esse trabalho, como professora da educação infantil. Muito do que ela produz hoje, veio com a experiência, porém agora com mais recursos.

Com foco na alfabetização em língua portuguesa e matemática, Carol expressou que achou nisso uma razão para viver. “Eu queria ajudar de alguma forma. A ideia surgiu a partir da simples frase de uma criança, filho de uma amiga, daqui do bairro “eu sabia ler, mas agora esqueci tudo”. Isso foi tocante, profundo e me fez começar a me organizar em  2020″.

Chamado de “escritório”, dentro da casa há um espaço com estante de livros. Carol foi comprando e também recebendo doações de mães, de alunos e até mesmo das escolas que ficam perto da região, foram colaborando. Na parede mesmo a professora colou seus horários e turmas separadas por ano escolar. O projeto atende por enquanto 25 alunos de 03 a 14 anos de idade nos períodos matutino e vespertino para não haver aglomeração. 

Em um outro ambiente, há uma sala de artesanato pedagógico. Ela usa uma transição entre ensinar no quadro e com jogos didáticos emprestados, doados e até mesmo confeccionados por ela, ao início ou final de cada aula que dura em média uma hora. Os jogos auxiliam as crianças e jovens não só na aprendizagem de conteúdos básicos, na alfabetização, mas também no convívio social e não menos importante, a lidar com os sentimentos. 

São diversos jogos e Carol se inspira em “homeschooling”, uma nova tendência em educação domiciliar. Busca atividades e jogos e vai adaptando para sua realidade, muitas vezes com materiais recicláveis. O valor de participação do projeto é doar alimentos, “nós saímos e entregamos por aqui mesmo na região essas cestas de alimentos”, disse Carol.

A professora expressou o que sentiu com o aproveitamento dos alunos nas aulas, “a questão da socialização melhorou 200%. Muitas crianças não têm pais que tem tempo para dar atenção, ou para ensinar, ou que não tem para onde ir e acabam vindo aqui”. Dona Rosana, mãe do aluno Alessandro de apenas 9 anos, contou que o projeto é uma bênção . “Esse projeto caiu do céu. Meu filho não sabia ler e sempre foi o sonho dele. A partir daqui ele já começou a ler um pouquinho e acorda todo dia perguntando se hoje é dia de ir na Professora Carol”.

Por fim, Carol destacou a participação dos pais no reforço, “aqui os pais estão participando, dando mais atenção, pois na escola eles só deixam e buscam os filhos, aqui não, aqui tem quer ver a dificuldade. Sinto que estou acolhendo essas famílias ao ministrar as aulas aqui. Minha casa fica exposta, aberta para os alunos e mães. As crianças entram no escritório para acessar a biblioteca e no quarto da minha filha que está morando em São Paulo, para pegar os jogos pedagógicos”. A professora espera dar continuidade e melhorar cada vez mais o ambiente para os alunos do projeto.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador