ícone whatsapp

Vereador João César Mattogrosso participou da abertura oficial da 13ª Edição do Festival de Sobá

10.08.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Na última quinta-feira (9), o vereador João César Mattogrosso (PSDB) participou da abertura oficial da 13ª Edição do Festival de Sobá, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador Reinaldo Azambuja e o Prefeito Marquinhos Trad. Com apresentações regionais e japonesas, a solenidade teve ainda a tradicional cerimônia do saquê e a presença do Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

Desde o último domingo (5) iniciaram as atividades do festival, mas a abertura oficial do festival do sobá ocorreu na noite de ontem. A tradicional festa já faz parte do calendário sazonal de Campo Grande, com o símbolo gastronômico criado pelos imigrantes japoneses em 1969, o sobá.

Marcado por registrar os aspectos gastronômicos locais, o festival elucida a cultura japonesa e proporciona muitas atrações aos campo-grandenses. Algumas novidades foram destaque neste ano, como o registro da história da Feira Central, com fotos que criam uma linha do tempo desde 1925 até a realidade atual, e o festival itinerante, uma novidade que vai realizar um Pit Stop no calçadão da Rua Barão do Rio Branco com degustação e apresentações.

Além disso, todos os dias haverá exposições de bonsai, produtos da Parada Nerd, carro oficial da Stock Car e feira de Orquídeas. Um robô gigante, que é uma atração tecnológica de 2,70 metros, vai circular pela avenida da Feira Central durante o evento. Outra novidade é o lançamento, em uma das bancas mais antigas, do Sobá e Yakisoba vegetariano.

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador João César Mattogrosso representou a Casa de Leis na abertura oficial e destacou a importância do sobá. “Este ano temos mais motivos para comemorar, porque o sobá foi consagrado como prato típico de Campo Grande e esta é a primeira edição do festival em que comemoramos este importante marco na história cultural do nosso município”, celebrou o parlamentar.

O vereador também entregou durante a solenidade, juntamente com outros vereadores que prestigiaram o evento e as demais autoridades, o título de Visitante Ilustre da Cidade de Campo Grande – MS, ao Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Dr. Yasushi Noguchi. João César Mattogrosso propôs em plenário esta homenagem, que foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares.

 

SERVIÇO – O 13º Festival do Sobá acontece na Feira Central de Campo Grande até o próximo domingo, 12/08, com entrada franca.

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador