logo
10.05.2022 · Vereador Dr. Sandro Benites
Vereador Dr. Sandro Benites cria Projetos de Lei em benefício às Pessoas com Hemofilia
whatsapp_image_2022_05_10_at_10_19_49

Para auxiliar as pessoas com hemofilia de Campo Grande, o vereador Dr. Sandro Benites criou Projetos de Lei que buscam amenizar as dificuldades diárias dos hemofílicos.

O parlamentar deu entrada na Casa de Leis da Capital, aos Projetos de Lei nº 10.611/22 e ao nº 10.612/22. O primeiro, Institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia, a ser comemorado no dia 17 de abril de cada ano, na Capital e o segundo, Cria a Carteira de Identificação e Informação do paciente Hemofílico, na qual constarão detalhes da patologia, medicações utilizadas e recomendações para o tratamento de urgência e emergência.

Os projetos elaborados tiveram o aval do presidente da Associação das Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul, Neder Santos. Segundo ele, existem 180 pessoas com hemofilia no estado.

Caso seja aprovado, o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia será comemorado no dia 17 de abril de cada ano e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande.

Já a criação da Carteira de Identificação e Informação do paciente hemofílico deverá constar detalhes da patologia, medicações utilizadas e recomendações para o tratamento de urgência e emergência, com o tipo da hemofilia da pessoa, orientações básicas quanto aos medicamentos contraindicados, procedimentos invasivos e cirurgias e com fonte destacando o alerta: “Paciente hemofílico, em caso de emergência, informar esta condição a equipe médica atendente".

“Essa carteira servirá para instruir a equipe médica acerca da doença da pessoa, além funcionar como lembrete a ele mesmo quanto aos cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Auxiliando também o pronto atendimento a ser mais ágil e eficaz, facilitando a rotina dos servidores pelas informações”, explicou Dr. Sandro Benites.

Os projetos estão em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande.

 

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.