ícone whatsapp

Vereador Dr. Loester solicita criação de Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos

09.08.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

O vereador Dr. Loester, 1º vice-presidente da Casa de Leis, emitiu um ofício à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, sugerindo que seja realizado um estudo acerca da possibilidade de implantação de uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.

De acordo com o parlamentar, com o avanço da tecnologia é inegável que os delitos praticados através de aparelhos celulares e computadores aumentaram significativamente, sendo assim, se faz necessário que haja o devido combate por parte dos órgãos de segurança do Estado.

É importante ressaltar que não se desconhece a existência da DEVIR – Delegacia Virtual, que possui atendimento totalmente online, com ferramenta para registros de boletins de ocorrência. Entretanto, a delegacia solicitada em ofício expedido não possui a mesma finalidade, pois o objetivo desta é ter uma estrutura completa apta a combater os ilícitos praticados pelos meios virtuais, enquanto a DEVIR objetiva o registro das ocorrências apenas de forma online.

Portanto, diante dos argumentos citados não há, atualmente, um local específico para este tipo de atendimento e com o desígnio de contribuir com a segurança pública, o vereador Dr. Loester sugeriu a implantação da Delegacia, levando em consideração as melhorias advindas com a futura implantação.

Tamires  Santana
Assessoria de Imprensa do Vereador