ícone whatsapp

Vereador Dr Loester participa de reunião sobre a valorização da mulher na política

19.07.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na manhã desta segunda-feira (19), o vereador Dr. Loester (MDB), recebeu em seu gabinete o vereador Dr. Jamal (MDB), a Dra. Maria José, presidente do Movimento Democrático Brasileiro Mulher MS e a professora Nilva Santos, presidente do MDB de Campo Grande.

Na ocasião, foi discutido sobre um tema muito pertinente: A valorização da Mulher na Política Partidária.

Em setembro do ano passado, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) apresentou projeto (PL 4391/2020) que estabelecia a reserva de pelo menos 30% dos lugares para cada gênero na composição dos órgãos partidários de direção, de assessoramento e de apoio, sob pena de dissolução desses colegiados e nulidade de suas decisões.

O objetivo era permitir que as mulheres competissem em condição de igualdade com os homens nas eleições.

CONHEÇA MDB

Oficialmente, o Movimento Democrático Brasileiro surgiu em 24 de março de 1966. Desde então, jamais faltou ao Brasil. Da oposição à ditadura militar até a luta pelo direito de votar para Presidente. Da Assembleia Constituinte até a estabilização da moeda. Do apoio aos programas sociais até a missão de recuperar o país da pior recessão de sua história.

O fato é que, em todo esse tempo, muitos avanços do país tiveram no MDB um porto seguro que garantia a sobrevivência da democracia e da estabilidade política.  E é com essa força que estamos construindo o Brasil desejado por todos: próspero, livre e moderno.

MDB MULHER

No início da década de 1970, o MDB Mulher teve grande influência na vida política do partido. Com o slogan “Mulheres diferentes, mas não desiguais”, foram mulheres como Terezinha Zerbini, Ruth Escobar, Anita Pires, Lucy Montoro que defenderam a igualdade entre os sexos e a maior participação das mulheres na política.

Na eleição de 1982, foi formado um grupo que contribuiu muito para as campanhas dos candidatos a governador de vários estados.

A presença constante e organizada das mulheres durante a campanha foi decisiva para a criação do primeiro “Conselho da Condição Feminina no estado de São Paulo”. Assim, o MDB  foi o precursor para a instalação do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Mulher e da Delegacia da Mulher, que seria mais tarde efetivada pelo então secretário de segurança pública Michel Temer.

Tamires Santana

Assessoria de Imprensa do Vereador