ícone whatsapp

Vereador apresenta projeto que beneficia crianças e adolescentes portadores de TDAH e TDA

16.04.2014 · 12:00 · Vereador Ayrton Araújo do PT

Projeto de autoria do vereador Ayrton Araújo do PT, protocolado na Câmara Municipal de Campo Grande, assegura prioridade aos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Déficit de Atenção sem hiperatividade (TDA) a reservas de assentos nas fileiras dianteiras, em salas de aulas de escolas públicas e de escolas privadas no Município de Campo Grande.
 
O vereador petista justifica a necessidade da aprovação deste projeto, tomando por base estudos científicos que apontam o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Transtorno do Déficit de Atenção sem Hiperatividade como transtornos neurobiológicos, de causas genéticas e que aparecem na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
 
O TDAH e o TDA se associam a dificuldades no aprendizado na escola e no relacionamento com outras crianças, pais e professores. Nos relatos, apontam que essas crianças e adolescentes são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor”, isto é, não param quietas por muito tempo. 
 
Os portadores destes transtornos podem apresentar outros problemas de natureza comportamental, entre ele os mais comuns são, dificuldades em cumprir regras e limites aceitáveis no meio social.
 
Ayrton Araújo assegura que o projeto visa acima de tudo, proporcionar a essas crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas e particulares no município de Campo Grande, prioridade nos assentos mais próximos do professor(a) para que não se distraiam  com facilidade e possam ter uma maior concentração para possibilitar um aprendizado mais adequado em seu dia-a-dia.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador