ícone whatsapp

“Use máscara se for sair de casa e se previna”, alerta William Maksoud

17.04.2020 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Com a reabertura do comércio, o número de pessoas circulando pela cidade aumentou e para prevenir a transmissão do Coronavírus (Covid-19), será obrigatório, a partir de segunda-feira (20), o uso de máscaras ao sair de casa. 

“A recomendação do uso de máscara é da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para prevenir a transmissão do vírus. Além disso devemos manter o distanciamento e as medidas de higienização. Essas medidas são fundamentais para prevenir a transmissão do vírus, principalmente agora com maior circulação de pessoas nas ruas”, ressaltou Maksoud.

Segundo decreto da prefeitura, a partir de segunda-feira (20), quem estiver sem máscara não poderá entrar em nenhum estabelecimento comercial ou de prestação de serviços, repartição pública, além de estar impedido de usar o transporte coletivo. Dessa forma, estabelecimentos comerciais terão de barrar qualquer pessoa que esteja sem máscara, sob pena de serem penalizados com medidas administrativas (que vão de advertência, multa e até cassação do alvará de funcionamento).

A Guarda Civil Metropolitana vai fiscalizar, junto com a Semadur (Secretaria Municipal de Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), para garantir o cumprimento da determinação. Inicialmente a fiscalização terá caráter educativo de orientação e caso seja ignorada, serão adotadas medidas punitivas.

Junto com a determinação que torna obrigatório o uso de máscara fora do domicilio, o decreto autoriza que qualquer estabelecimento venda máscara de proteção.

Assessoria de Imprensa do Vereador