ícone whatsapp

Um Projeto é aprovado em Sessão Itinerante no CREA-MS

19.06.2013 · 12:00 · Sessão Itinerante

A sede do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande foi palco, na manhã desta quarta-feira (19), da 3ª edição da Sessão Itinerante da Câmara Municipal, recebendo os trabalhos legislativos da Casa de Leis.
 

A Sessão Itinerante foi marcada pela assinatura de um novo Termo de Cooperação, que possibilitará à Câmara enviar para análise da entidade todas as proposições legislativas protocoladas que sejam de interesse da classe e permitir o cadastramento de até dois representantes para acompanhar livremente os trabalhos legislativos.
 

O Termo tem o objetivo de permitir que as entidades e a Câmara possam realizar conjuntamente palestras, cursos e seminários acerca da atuação odontológica no município; permutar material bibliográfico nas áreas de interesse comum; e realizar outras atividades associadas à cooperação, em conformidade com os termos e cláusulas do pacto. Além disso, sempre que solicitados, os parceiros prestarão orientação, apoio técnico e análise dos projetos ligados à classe, apresentados na Câmara Municipal, pelos vereadores.
 

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar a iniciativa da Câmara Municipal de sair de dentro do Plenário e ir até as comunidade e entidades de classe vai de encontro justamente com esse anseio da população em ser ouvida e ter mais participação na vida política do país, como demonstra as recentes manifestações espalhadas por todo Brasil.
 

“Estamos buscando essa proximidade do Legislativo com todas as classes, pois hoje vivemos uma época de mudança comportamental da sociedade. Temos as redes sociais que vieram para nos balizar e estamos avançando nisso. A Sessão Itinerante tem esse objetivo de tirar a Câmara do seu espaço físico, onde muitas pessoas não tem acesso. Nos propusemos a avançar um pouco nisso, tendo mais sessões itinerantes e comunitárias, que tem a concepção diferenciada de ouvir os reclames da população e das entidades da classe”, disse Mario Cesar.
 

O presidente do CREA-MS, Jary de Carvalho e Castro destacou a importância da assinatura do convênio de cooperação com a Câmara de Vereadores. A verdade é que erra-se muito menos quando há essa parceria com o CREA-MS. Queremos e podemos ajudar, basta ter essa parceria aproximada. Sinto-me honrado em poder receber uma Câmara jovem, ativa e participativa como essa aqui em nossa Casa”, afirmou.
 

Jary aproveitou a oportunidade para pedir a ajuda dos parlamentares à Associação dos Engenheiros e Arquitetos, que está precisando de apoio. “A Associação está precisando de ajuda e do apoio de todos vocês, pois já tivemos 2.500 associados e precisamos que ela volte a ter essa pujança”, alegou.


Durante a Sessão Itinerante foi aprovado ainda, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei n° 7.359/13, de autoria do vereador Engenheiro Edson e Prof. João Rocha, que institui a festividade denominada "Bon Odori" no calendário oficial de festividades do aniversário de Campo Grande.
 

A Sessão contou com a presença dos vereadores Mario Cesar, Paulo Pedra, Prof. João Rocha, Juliana Zorzo, Cazuza, Carla Stephanini, Carlão, Flávio César, Grazielle Machado, Elizeu Dionizio, Eduardo Romero, Alex do PT, Zeca do PT, Coringa, Ayrton de Araújo, Chiquinho Telles, Airton Saraiva, Otávio Trad, Edil Albuquerque, Gilmar da Cruz, Luiza Ribeiro, Paulo Siufi, Chocolate, Delei Pinheiro e Engenheiro Edson.


Serviço – A Sessão Itinerante segue os mesmos moldes de uma sessão ordinária, só que realizada fora do Plenário, com leitura de indicações e moções, apresentação de requerimentos e votação de Projetos. O objetivo das sessões itinerantes é levar os trabalhos da Casa de Leis às entidades de classe, de modo a estreitar as relações com a sociedade civil organizada, conhecendo de perto as necessidades de cada categoria.
 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal