ícone whatsapp

Terceira idade: pessoas com mais de 60 anos agora tem direito a vaga de estágio em Campo Grande

30.05.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Projeto é de autoria de vereador João César Mattogrosso

De autoria do vereador João César Mattogrosso (PSDB), foi sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) o projeto de lei que prevê a reserva de 1% das vagas de estágio oferecidas pela Prefeitura de Campo Grande para pessoas com 60 anos ou mais, e que estejam cursando nível superior. A proposta estabelece que só pode concorrer às vagas, idosos que estejam regularmente matriculados e com frequência devidamente comprovada em instituições públicas ou privadas de ensino superior, em curso compatível com as atividades a serem desenvolvidas.

Conforme autor do projeto, o objetivo é dar atenção e oportunidade a idosos que estão sendo capacitados através das universidades. “Apesar do incentivo governamental para o ingresso em faculdade, o estudante em idade mais avançada, certamente encontra dificuldades para ingressar em estágio profissional, uma vez que as empresas ainda têm resistência em contratar pessoas idosas”, aponta João César Mattogrosso. Além disso, o estagiário escolhido para trabalhar em qualquer setor será amparado pela legislação relacionada à saúde e à segurança do trabalho.

No Brasil, há 18,9 mil universitários com idades entre 60 e 64 anos. Na faixa etária acima dos 65, o número é de 7,8 mil pessoas. As informações constam no Censo de Educação Superior de 2017, levantamento mais recente. Os dados incluem instituições públicas e privadas e não detalham o número de idosos que estão fazendo curso superior pela primeira vez. A população idosa do Brasil tem crescido a cada ano. De 2012 a 2017, a quantidade de idosos aumentou em 18% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para as próximas décadas, a estimativa é de que o número cresça ainda mais.

Ainda segundo o IBGE, pessoas com 65 anos ou mais corresponderão a 25,5% da população em 2060. Em 2018, tal faixa etária corresponde a 9,2%. O Estatuto do Idoso é inequívoco ao estimular a inserção do idoso no ambiente educacional e formador, como descreve seu art. 21: “O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”.

Assessoria de Imprensa do Vereador