logo
23.11.2021 · Vereador Ronilço Guerreiro
Segue para sanção do prefeito o projeto de Ronilço Guerreiro que cria o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson
whatsapp_image_2021_11_23_at_12_17_08

Campo Grande terá o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson – Abril da Tulipa Vermelha. O projeto de lei nº 10.289/21 de autoria do vereador Ronilço Guerreiro foi aprovado na sessão de hoje da Câmara Municipal e agora segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad.

De acordo com o projeto, fica instituído no calendário de comemorações oficiais da Capital o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson e a escolha do mês segue o calendário mundial, já que no dia 11 de abril é comemorado o Dia Mundial do Parkinson.

“Nós queremos conscientizar para que as pessoas não sofram tanto com essa doença que é degenerativa. As pessoas ficam deprimidas e meu pai morreu em decorrência dessa doença e ele tinha vergonha de comer fora de casa ou cumprimentar as pessoas, pois ele tremia muito. Então precisamos conscientizar as pessoas sobre a doença e para isso vamos fazer uma grande mobilização em toda cidade”, comentou Guerreiro lembrando do falecimento do seu pai José Roberto em setembro último.

Guerreiro também espalhou pelo plenário da Câmara o trabalho feito pelas crianças do 4º ano B da Escola Municipal Nerone Maiolino. “Essas tulipas foram feitas pelos alunos da professora Márcia Xavier, que depois de uma conversa sobre o tema discutiram a doença e entenderam que o Parkinson atinge muitas pessoas em nossa cidade”, ressaltou.

Ronilço também lembrou que as consequências da doença levam as pessoas à morte. “Uma das consequências que pode levar a morte é a questão da broncoaspiração, ou seja, como quem tem Parkinson fica com a deglutição comprometida, alimentos e saliva podem ser ingeridos por via respiratória e consequentemente levar a morte, como foi o caso do meu pai. Assim como minha família, muitas outras sofrem com essa doença e não contam com acesso fácil às informações e conscientização. Muitas vezes, sabendo como agir, podemos até melhorar o atendimento e qualidade de vida de quem está sofrendo”, disse.

Pela proposta, no mês de conscientização será inserido na comunidade a temática sobre a Doença de Parkinson; despertar os diversos profissionais para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes; promover a divulgação de informações e o amplo debate sobre a Doença de Parkinson e seus sintomas, como meio de levar as pessoas ao conhecimento do acometimento precoce e de evitar situações constrangedoras e discriminatórias vivenciadas por portadores da patologia; entre outros.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.