ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro completa 100 dias de trabalho como vereador do povo campo-grandense

09.04.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O que se pode fazer em 100 dias? Uma centena de coisas e o vereador Ronilço Guerreiro não perdeu tempo. Neste sábado, 10 de abril, ele completa 100 dias como vereador por Campo Grande e já colocou em prática diversos projetos, todos voltados para a população. Além disso, assumiu dois papéis de extrema importância na atual legislatura da Câmara Municipal: em seu primeiro mandato já faz parte da mesa diretora como 3º secretário e é presidente da Comissão de Cultura, uma de suas bandeiras dentro da Casa de leis.

“Se for para desistir, desista de ser fraco. Sempre falo isso porque sou o resultado do não que disse para todos os nãos que recebi e, nestes primeiros 100 dias como vereador, estou vivendo um sonho que é ajudar Campo Grande, buscando melhorias para as pessoas, qualidade de vida, enfim, ser o representante que a população precisa na Câmara e estou conseguindo. Já protocolei projetos, fiz centenas de indicações e estou cada vez mais motivado”, comentou Guerreiro.

Apesar de ter trabalho voltado para educação e cultura, Guerreiro tem sido um lutador por melhorias na saúde pública e uma melhor infraestrutura dos bairros. “Esse período inicial é de conhecer o executivo, entender como funciona o elo entre os poderes, pois os problemas do bairro já conheço. Sou um vereador de Campo Grande, visito feiras, visito os bairros, ando pelas ruas e sei exatamente o que cada região precisa, por isso neste início de mandato tive a preocupação de me colocar no lugar das pessoas e pedir apoio aos secretários para nossas indicações e estamos sendo atendidos”.

Guerreiro já protocolou centenas de pedidos de melhorias para diversas regiões da Capital, reformas em centros de saúde, limpeza de praças, academias ao livre para vários bairros. “Vejo que temos dois papeis principais, o primeiro e mais importante é ser o representante das pessoas na Câmara, elas nos colocaram aqui e esperam que possamos retribuir com trabalho e nesse ponto elas podem ter certeza que estou cumprindo meu dever e segundo é ser fiscalizador e já fui em praticamente todas as unidades de saúde, nos bairros para ver se o executivo está trabalhando pelas pessoas. Esse é o meu papel e não apenas nesses 100 dias, mas em todo o meu mandato”.

Comissões

Militante da Cultura, Ronilço Guerreiro foi escolhido como presidente da Comissão Permanente de Cultura e vai fazer parte de outras seis comissões como membro. “Neste início de mandato assumir grandes responsabilidades é desafiador, mas estou muito otimista com o trabalho que podemos fazer pelo desenvolvimento da cultura de nossa Capital e acredito que atividades culturais precisam ser fomentadas para as pessoas e chegar aos bairros. Como presidente da Comissão de Cultura vou trabalhar para que o acesso ao tema seja prioritário e lutar pelo 1% do orçamento municipal para ações de fomento e editais”, comentou Guerreiro.

Guerreiro também será vice-presidente da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e membro das seguintes comissões: Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Comissão Permanente de Educação e Desporto, Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo; e Comissão Permanente de Legislação Participativa.

Projetos de Lei

Apesar dos 100 dias de mandato, a atual legislatura começou no Plenário apenas na segunda metade do mês de fevereiro e, neste período, além de participar de votações importantes, Guerreiro apresentou moções de congratulação e pesar, além de ter apresentado seus primeiros projetos: Programa Municipal de Agentes de Leitura, Programa Kit Material Escolar e o PL que trata do Transporte de Alunos da Rede Municipal de Ensino – portadores de necessidades especiais.

“Tenho olhado para a dificuldade das pessoas e como podemos facilitar o acesso à educação e esse projeto dos agentes visa isso, servir como primeiro emprego para jovens e levar educação para a casa das pessoas; do kit escolar é um projeto que já existe e estou batalhando para que os pais possam fazer a escolha do material escolar dos filhos e com isso vamos reter impostos na cidade e incentivar o comércio; e, por fim, garantir o transporte seguro para os cadeirantes, que moram em ruas de chão e quando chove ficam sem condições de sair para a aula e esse é um projeto que já existe em outros Estados”, comentou o vereador.

Propostas de Campanha

Um dos principais temas abordados por Guerreiro neste início de mandato foi a criação do Corredor Cultural e Gastronômico da Comunidade de Tia Eva, para gerar renda e desenvolvido para a comunidade quilombola de extrema importância para nossa cultura. O vereador já reuniu a comunidade e também representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (SEDESC) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

“Vou lutar muito para conseguir incluir no orçamento, não sei se deste ano ou do ano que vem, o projeto do Corredor Gastronômico e Cultural da Comunidade Tia Eva. Sei que vai ser uma luta, pois precisamos muito de apoio da prefeitura, governo, deputados, mas vai valer a pena por se tratar de uma cultura regional. Estamos em fase de criação do projeto, aprovação e validação com a comunidade, pois trata-se de algo para eles e precisam comprar a ideia junto a gente, pois não é um projeto do Guerreiro, é dos moradores”, avaliou.

Também foi iniciado o projeto Freguesia do Livro, uma proposta que surgiu durante a campanha ao visitar as feiras. “Ouvi muito nas feiras que político só visita feiras em eleição e esse não é meu perfil, faço questão de ir em todas da cidade e com a ajuda do Fábio Porchat, está pronta nossa biblioteca itinerante que vai andar pelas feiras da cidade. Claro que estamos esperando a Pandemia passar, ou pelo menos diminuir o número de casos, mas assim que possível vamos para rua”, destacou o vereador.

Gabinete de Rua

A equipe do vereador tem buscado andar pela cidade e diariamente recebe demandas e encaminha para executivo. A Pandemia acabou limitando um pouco o trabalho e os atendimentos estão virtuais. “Se não fosse essa Pandemia nós já teríamos andado por toda cidade, estamos presos, mas acredito que logo tudo isso vai passar. Quem me conhece sabe que meu gabinete é a rua, apesar de gostar de receber as pessoas na Câmara, afinal é a Casa do Povo”, disse.

Durante esse período crítico da pandemia, a Câmara Municipal de Campo Grande decidiu restringir o acesso do público na Casa de Leis . Com isso os vereadores não poderão realizar atendimentos nos gabinetes, mas Ronilço Guerreiro tem mantido uma rotina de atendimentos via seus canais digitais, entre eles o Gabinete Virtual e Gabinete de Rua.

No site www.souguerreiro.com tem o link para o Gabinete Virtual e no local a população pode relatar problemas nos bairros e buscar melhorias para a comunidade. Todo conteúdo é acompanhado diretamente pelo vereador que encaminha os pedidos para os órgãos responsáveis. Outro canal é o Gabinete de Rua que funciona pelo WhatsApp 99909-0019.

 

Jakson Pereira

Assessor de Imprensa do Vereador