ícone whatsapp

Representante das instituições de ensino alerta para ‘proliferação’ cursos falsos na Capital

14.12.2021 · 12:00 · Palavra Livre

A presidente do Sinepe/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), Maria da Gloria Paim Barcellos, utilizou a Palavra Livre, na sessão desta terça-feira (14), para alertar estudantes sobre a divulgação de cursos sem certificação do Conselho Estadual de Educação. O convite foi feito pelo vereador Gilmar da Cruz.

Segundo ela, muitas instituições oferecem cursos falsos ao consumidor. “Temos visto uma sequência de propagandas enganosas que ludibriam o consumidor. Isso vem acontecendo em todo o Estado, e estamos fazendo uma ação conjunta para, de mãos dadas, conseguirmos esclarecer ao consumidor. Muitos não se preocupam com a regulamentação e queremos evitar que o consumidor seja enganado”, disse.

Por lei, cabe ao Conselho Estadual de Educação deliberar, regulamentar e fiscalizar todos os cursos da educação básica. Os cursos de ensino superior, por outro lado, devem ser acompanhados pelo Conselho Nacional.

Ela recomendou, ainda, que as propagandas feitas pelas instituições tenham, obrigatoriamente, o ato autorizativo do Conselho Estadual de Educação. 

“É muito comum, às vezes, a pessoa concluir o curso e receber o diploma. Mas, nos concursos, quando apresenta a documentação, descobre que esse curso é falso. Queremos que as instituições sejam sérias. É triste um chefe de família frequentar uma escola e, um ano depois, seu diploma não ter valor”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal