ícone whatsapp

Projetos “Ponte da Vida” aproximam mensagem de prevenção ao suicídio a quem precisa

18.04.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

A proposta do vereador Otávio Trad visa permitir a fixação de cartazes com a temática em pontes e viadutos de Campo Grande

O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 803/22 e o Projeto Lei 10.596/22, para aproximar mensagens de prevenção ao suicídio às pessoas que mais precisam. As propostas visam permitir a fixação de cartazes com a temática em pontes e viadutos e instituir a Campanha “Ponte da Vida” em Campo Grande.

Para isso, o vereador propõe a alteração do Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande/MS, que atualmente veda a colocação de veículos de divulgação nestes locais.

De acordo com o PLC, o inciso II do artigo 84 da Lei Complementar 2.909, de 8 de julho de 1992, passará a permitir a divulgação “ao longo das faixas de domínio de vias; ferrovias, viadutos, pontes, passarelas, rodovias federal e estadual, dentro do limite do Município” apenas “quando se referir a associações, fundações, ONGs, entidades, organizações sociais e outras, que atuem na prevenção ao suicídio”.

“São projetos que fazem a diferença em uma sociedade arrasada pela depressão e por problemas psicológicos, temos essa obrigação de criar leis que impactam para o bem da vida”, destacou o vereador Otávio Trad.

O objetivo é somar mais ações de prevenção na luta contra o suicídio. Os cartazes contendo o contato de entidades que trabalhem com o auxílio e cuidado a essa temática podem trazer resultados positivos e inibidores das altas taxas de suicídios no Estado.

A campanha – Intitulada Ponte da Vida, a Campanha de Prevenção e Combate ao Suicídio será realizada durante o mês de setembro, com o objetivo de desenvolver estratégias de informação, comunicação e atenção da sociedade dos locais do Munícipio em que a prática do suicídio é recorrente, como as pontes e viadutos. Entre as ações previstas estão a conscientização, capacitação e formação de educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência.

Taxa de Suicídio – Com taxa média de mortalidade de 9,5 por 100 mil habitantes (2019), Mato Grosso do Sul é o 3º Estado com a maior taxa de mortalidade por suicídio no país. O número é considerado expressivo se comparado com a taxa nacional, que é de 5,7 (2019).

GAV – A Associação presta serviço humanitário de prevenção do suicídio mediante o apoio emocional à pessoa em crise, via telefone ou, em casos extraordinários, presencial. O grupo atende pelos telefones 3383-4112, (67) 99266-6560 (claro) e (67) 99644-4141 (vivo).

Autoria cidadã – Esta proposição é fruto da ideia do senhor Gerson Mardine Fraulob, presidente do Grupo Amor Vida – GAV, associação civil sem fins lucrativos que presta serviço humanitário de prevenção ao suicídio mediante apoio emocional a pessoa em crise, via telefone.

 

Fernanda Palheta

Assessora de Comunicação do Vereador Otávio Trad