ícone whatsapp

Projeto de Tiago Vargas vira lei e monumentos históricos ganham mais proteção contra ações de vândalos

08.03.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

Os monumentos históricos de Campo Grande terão mais proteção por causa do projeto do vereador Tiago Vargas (PSD), que foi sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e agora é lei (n. 6.784); o que vai inibir a ação de vândalos. A sanção foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta segunda-feira (7).

“Uma sociedade sem cultura não faz história, sendo assim devemos preservar os monumentos históricos do nosso município, para que deixemos um legado de respeito às futuras gerações”, disse o vereador Tiago.

“Temos que inibir as ações de vândalos, que insistem em destruir os patrimônios históricos da nossa cidade. Com a lei, que foi sancionada pelo Poder Executivo, os monumentos terão mais proteção”, afirmou.

A nova lei torna obrigatória a adoção de medidas de segurança nos monumentos localizados no município de Campo Grande (MS), que poderão ser realizadas por câmeras de monitoramento ou outros meios a serem definidos pelo Poder Executivo.

Ainda de acordo com a norma, os monumentos onde forem constatados os mais altos índices de vandalismo terão prioridade na implantação das medidas de segurança.

A Prefeitura de Campo Grande poderá firmar parcerias com empresas privadas para que estas invistam, por meio de doações, no apoio à segurança dos monumentos. As empresas que apoiarem a lei terão publicidade local, no monumento na qual o parceiro prestar o serviço ou tiver efetuado a doação às expensas da empresa, mediante aprovação prévia da prefeitura, dentre outros benefícios.

Manoel de Barros

Em um ato de vandalismo, que ocorreu em abril de 2021, a estátua de bronze, que homenageia o escritor e poeta Manoel de Barros, foi depredada e teve um dos pés furtados. Na época, o vereador Tiago Vargas qualificou a ação dos vândalos como absurda.

“Para quem conheceu a história do poeta, sabe da importância que ele teve e tem para a cultura brasileira”, ressaltou o vereador, na época do ocorrido.

A escultura, que fica na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, pesa, em média, 400 quilos e é uma forma de os campo-grandenses homenagearem os poeta Manoel de Barros.

Acompanhe o trabalho do vereador Tiago Vargas

Instagram: @tiagovargasms

Facebook: Tiago Vargas

Twitter: tiagovargasms

Assessoria de Imprensa do Vereador