ícone whatsapp

Prof. João Rocha destaca participação popular na elaboração do Plano Diretor: ‘precisamos do cidadão’

26.09.2019 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Responsável por abrir o I Ciclo de Palestras sobre o Plano Diretor, na tarde desta quinta-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Prof. João Rocha, destacou a participação popular e o papel do legislativo municipal na elaboração da proposta. O evento, aberto no Plenário Oliva Enciso, aborda explanações sobre o processo de construção e elaboração do Plano.

“Trabalhamos na construção dessa grande ferramenta de trabalho, que vai interferir na nossa cidade, na vida de cada um de nós, pelo prazo de 30 anos. Trabalhamos juntos na aprovação desse Plano. Em audiências públicas, tivemos a participação dos mais diversos segmentos. Tivemos que recuar, outros organismos recuaram, pois precisávamos quebrar paradigmas. Precisávamos fazer um Plano que pudesse contemplar, principalmente, o bem atender ao cidadão campo-grandense”, discursou.

O evento foi aberto com uma apresentação do músico Marcelo Fernandes, doutor em Música e bacharel em Violão pela USP (Universidade de São Paulo). Com o ciclo de palestras, pretende-se disseminar o conhecimento acerca dos instrumentos e ferramentas inseridas no Plano Diretor, não somente dos agentes públicos, mas de toda população para ampliar as discussões e democratizar as decisões para melhor atender as necessidades da população. 

“Inauguramos um novo momento: o de dar publicidade a esse Plano, de democratizar essa ferramenta. Ser a Casa do Povo é ter a capacidade de receber a todos, conviver com o contraditório, e isso nos enriquece. Não somos os donos da verdade, e precisamos do cidadão nos respaldando das mais diversas formas: contribuindo, tirando dúvidas, estabelecendo esse caminho de duas mãos”, completou.

O Plano Diretor passou por ampla discussão com a sociedade durante a fase de elaboração pelo Executivo e o período de tramitação e proposição de emendas na Câmara de Vereadores. Foram promovidas audiências públicas e reuniões para debater o tema. No dia 28 de março, os vereadores aprovaram a consolidação da proposta, sancionada em 3 de abril deste ano.  O Plano traz um amplo conjunto de diretrizes, estratégias e medidas para ordenar a transformação da cidade.

Por fim, Rocha destacou a importância de deixar um legado para as futuras gerações, já que o Plano foi elaborado para atender a cidade pelas próximas três décadas. “É isso que me encanta em fazer política. É importante deixar legado, para que ele possa ficar para as próximas gerações. Nós temos prazo de validade, e isso é saudável, desde que seja feito com ética, postura e dignidade. Isso engrandece a política e fortalece a democracia. Nos dá alegria em exercer um mandato exercido pelo povo”, finalizou.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal