ícone whatsapp

Primeiro ouvido em CPI do Táxi confirma que mãe é dona de casa, mas possui alvarás

10.07.2017 · 12:00 · Vereador Vinicius Siqueira

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga possíveis irregularidades na concessão do serviço de táxi da Capital teve hoje sua primeira oitiva. O primeiro a ser ouvido na manhã desta segunda-feira (10) foi Elton Pereira de Matos, filho do já falecido Moacir Joaquim de Matos, dono da maior parte das permissões em Campo Grande.

Durante seu depoimento, na condição de testemunha, Elton chegou a confirmar que a mãe, Francisca Pereira dos Santos, possui 15 alvarás em seu nome mesmo sem atuar na área. “Minha mãe é uma dona de casa. Meu pai abriu os alvarás no nome dela para que pudéssemos prosperar nos negócios”, afirmou Elton lembrando que o pai, falecido em outubro do ano passado aos 60 anos, não tinha se quer o quinto ano do ensino fundamental, mas trabalhava nesse ramo desde a década de 70. 

Os alvarás foram repassados para dona Francisca após a alteração na lei em 1993 prevendo que as empresas poderiam ter apenas 15 permissões.

Sobre a possibilidade de comércio dos alvarás, Elton afirmou que não havia compra e venda das permissões públicas, mas sim uma cedência dos mesmos, já que o valor cobrado era referente apenas ao veículo, ponto e benfeitorias no local.

Ainda durante sua explanação, Elton chegou a mencionar que após 44 anos no mercado de táxi, o serviço hoje praticamente acabou com a chegada dos aplicativos. “O táxi hoje acabou em Campo Grande e essa casa tem culpa disso”, afirmou.

Segundo informações do vereador e presidente da Comissão, Vinicius Siqueira (DEM), a mãe de Elton não pôde ser ouvida hoje. Ela justificou sua ausência afirmando que está com a perna quebrada e tem dificuldades em se locomover. O casal Orocídio de Araújo e Maria Helena Juliace de Araújo, que também deveriam ser ouvidos nesta segunda-feira estava em viagem e por isso não compareceram. Eles serão ouvidos após o recesso parlamentar em oitiva agendada para 2 de agosto.

Na próxima quarta-feira serão ouvidos Benevides Juliace Ponce, Gleicekermen Bogarim Godoy Ponce, Marco Aurélio Ferreira, Maria de Lourdes Dantas Ferreira e Maria Helena Martins Panissa Startari. A reunião começa às 08h e vai até o meio-dia.

A fase de oitivas está prevista para ser encerrada na sexta-feira (14) no mesmo horário.

A CPI também tem como relator o vereador Odilon de Oliveira Junior (PDT) e os membros são vereador Veterinário Francisco (PSB),  Junior Longo (PSDB)  e Pastor Jeremias (PT do B).

Vivianne Nunes

Assessoria de Imprensa do Vereador