ícone whatsapp

Presidente do Conselho Regional de Psicologia defende presença dos profissionais nas escolas

26.08.2021 · 12:00 · Palavra Livre

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região, Marilene Kovalski, utilizou a Tribuna na sessão desta quinta-feira (26) e, entre outros assuntos, reforçou a necessidade da presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas de Campo Grande, prevista na lei 13.935/19.

“Defendemos uma formação para além da aquisição de conhecimento, mas que permita a construção do saber para atender com respeito na sua singularidade, respeitando sua cultura familiar do seu território e da sua sociedade. Precisamos criar esse ambiente em que cada um possa se desenvolver em suas potencialidades. O que leva o sujeito a transgressão é não ser visto e ouvido. Nossas crianças precisam ser o que elas são”, defendeu.

Ela esteve na Casa de Leis a convite do vereador Ronilço Guerreiro por conta do Dia do Psicólogo, que é comemorado anualmente em 27 de agosto, e também para falar sobre os 25 anos do Conselho de Psicologia. 

“Nesta data, em 27 de agosto de 1962, foi regulamentada a profissão. No próximo ano, completaremos 60 anos. Completamos 25 anos da criação do Conselho e agradeço todos os colegas que se dedicaram para que a autarquia cumprisse seu papel de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da categoria, que tem mais de 5 mil profissionais inscritos em Mato Grosso do Sul, atuando em vários campos em que a psicologia se faz presente”, disse.

Segundo ela, a psicologia presta à sociedade um trabalho de conhecer o comportamento humano e orientar o sujeito quanto a suas demandas pessoais, seus conflitos e dificuldades “que os impeçam de viver em plenitude com seus direitos e desejos”.

“Defendemos políticas institucionais que favoreçam a inclusão de todas, e que atendam as demandas humanas de forma ética e responsável, de acordo com os princípios fundamentais dos direitos humanos”, concluiu.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal