ícone whatsapp

Prefeitura pode incentivar transporte alternativo dos alunos da Reme com doação de bicicletas

01.10.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Está cada vez mais latente a necessidade de se fazer uso de transporte alternativo, inclusive para prática de exercício físico, como é o caso da bicicleta. Pensando em alternativas de transporte escolar, foi apresentado na Câmara Municipal projeto de lei autorizativo para município doar bicicletas para alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).
 
A proposta original é assinada pelos vereadores Paulo Pedra e Eduardo Romero. Como Pedra hoje ocupa vaga de secretário municipal de Governo, a autoria está com Romero, que faz uso constante de bicicleta.
 
Durante a defesa da proposta nesta quinta-feira, 1º de outubro, Eduardo Romero exaltou a ideia do projeto, pedindo aos vereadores para aprovação e também ressaltando que um dos proponentes hoje tem poder de articulação na prefeitura e pode contribuir muito para viabilização da prática da lei.
 
Eduardo Romero explica que como o projeto é autorizativo vai caber à prefeitura regulamentar as regras de como vai entregar as bicicletas, quem vai estar inserido no programa como, por exemplo, levar em consideração a distâncias da casa do aluno até a escola. ‘A regulamentação é que vai direcionar. Acreditamos até que o Consórcio Guaicurus pode ser parceiro’, sugere.
 
O vereador destaca também que Campo Grande precisa fazer com urgência manutenção nas ciclovias e ciclofaixas, além de ampliar a malha cicloviária da cidade para dar segurança de trafego os ciclistas e demais usuários do trânsito. Sinalização e educação de condutores de veículos, pedestres e ciclistas são primordiais, defende Eduardo Romero
.
Eduardo Romero cita, por exemplo, a Avenida Guaicurus que passou por revitalização, mas ainda não tem ciclovia. Primeiro por questões de falta de empresa interessada, depois contestação do processo licitatório e por último pelo fato da ciclovia passar embaixo do linhão de energia elétrica. ‘A obra não sai do papel e acidentes com ciclistas continuam acontecendo, inclusive com mortes. A população aumenta e se conscientiza da necessidade do mix de transportes. Cabe ao poder público executar as necessidades apresentadas’, diz.
 
Além da questão da segurança no trânsito, Eduardo Romero aponta a necessidade de se colocar em prática a lei de sua autoria que obriga a instalação de bicicletários e duchas em órgãos públicos.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador