ícone whatsapp

Prefeito apresenta secretariado aos vereadores e detalha “Reviva Mais Campo Grande”

19.02.2021 · 12:00 · Reunião

Em reunião com os vereadores na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, apresentou seu secretariado aos parlamentares e detalhou o projeto “Reviva Mais Campo Grande”. Apontado pela Prefeitura como o maior programa de desenvolvimento e geração de emprego a Capital, o projeto terá mais de R$ 1,3 bilhão de investimentos em 55 obras e geração de mais de 24 mil empregos.

O “Reviva Mais Campo Grande” apresenta medidas de desburocratização de empreendimentos privados, incentivos fiscais e acesso ao microcrédito, reinclusão produtiva e programas sociais de apoio às famílias impactadas pela pandemia da Covid-19.

Com recursos próprios, parcerias com os governos Estadual e Federal, além de emendas de deputados estaduais e federais, o projeto prevê obras em todas as regiões de Campo Grande. Serão 70 mil luminárias de LED instaladas pela cidade, revitalização do entorno da antiga rodoviária, no Centro, e modernização do corredor gastronômico da Avenida Bom Pastor, que deverá ter fiação subterrânea, obras de acessibilidade, iluminação e paisagismo.

“Hoje, começa uma fase nova na vida das pessoas. As pessoas esperam essa harmonia, responsabilidade de cada um de nós. O povo espera resultado. Agradeço o prefeito, com toda sua equipe, por escolher a casa do povo para anunciar as melhorias para o povo. Poderia ser naqueles clubes bonitos, fazer um evento grande, mas o prefeito escolheu a Casa do Povo. Os vereadores, eleitos e reeleitos, vieram através do povo. E o povo espera muito da classe política”, disse o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

O pacote de obras contempla ainda pavimentação e recuperação de mais de 200 km de ruas, em especial nos bairros Nova Campo Grande, Nova Lima, Seminário, Atlântico Sul, Mata do Jacinto, Sírio Libanês, Vila Lídia, Centenário, Noroeste, Rita Vieira e Parque Dalas. 

Além disso, 80 quadras do Centro serão recapeadas e terão acessibilidade, paisagismo e iluminação. Ainda na região central, haverá o investimento em habitação com 800 novas moradias.

O projeto ainda prevê requalificação das principais avenidas de Campo Grande, reforma nos terminais, parques e praças.

Organização administrativa – A Prefeitura de Campo Grande ainda encaminhou à Câmara de Campo Grande o Projeto de Lei 9942/2021, promovendo alterações na organização administrativa do Executivo. A proposta começou a tramitar na Casa de Leis no último dia 17 e foi esclarecida pelo prefeito Marquinhos Trad.

Dentre as mudanças, consta a transformação da Diretoria Geral de Compras e Licitação em Secretaria-Executiva de Compras Governamentais; mudança na nomenclatura da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, que passa a se chamar Controladoria-Geral do Município; e a criação da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos e da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários. A subsecretaria de Direitos Humanos também fica integrada ao Gabinete do Prefeito. 

“Não há como caminhar para o bem da cidade se o Legislativo estiver longe do Executivo. Para estar perto, não precisa estar de cócoras. Para ficar perto, precisa de decência e respeito. Precisa daquilo que todos pregam lá fora. Eu defendo a minha cidade, o progresso e o desenvolvimento. Temos uma equipe técnica e política. E todos esses secretários já nos acompanham há algum tempo. Eles devem atender a todos os vereadores, independentemente de partido, de credo. São os vereadores que nos ajudam a ter uma aprovação de 70%”, disse o prefeito.

Na mensagem do Executivo na proposta, consta que é preciso eliminar a dívida social que se avoluma com as demandas do cidadão campo-grandense. Para isso, justifica-se “resgatar e saldar essa dívida é o que dá sentido ao nosso segundo mandato, pois cada centavo economizado na reestruturação administrativa da Prefeitura Municipal de Campo Grande será direcionado à aplicação em programas e ações de retomada do desenvolvimento econômico da cidade, estagnado em razão da pandemia de Covid-19, e combate à exclusão social”.   

Segundo o projeto, toda a reformulação administrativa proposta será absorvida pela estrutura atualmente existente, com transformação de cargos sem aumento de despesas. A proposta detalha ainda que “está inspirada na exigência de maior eficácia e efetividade da gestão das atividades do Poder Executivo. A retomada do desenvolvimento econômico e a inclusão social são proposições contempladas nos objetivos do projeto”.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal