ícone whatsapp

Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde: agora é lei

05.08.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Foi publicada, nessa terça-feira (04), a Lei n. 6.485/20 que cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do Município de Campo Grande (MS). 

A implementação do PMPICEPS é resultado do trabalho elaborado pela equipe Dr. Lívio, que promoveu, nos últimos dois anos, seminários sobre o tema e demonstrações das práticas em grupos de profissionais da área da saúde. “Visitamos algumas unidades de atendimento em Campo Grande e levamos especialistas em diferentes práticas como yoga, danças circulares, terapia floral, capoterapia, musicoterapia, entre outras, com o objetivo de mostrar os benefícios primeiro em quem cuida do outro. Só para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde reconhece 29 práticas integrativas e complementares”, disse o médico e vereador Dr. Lívio (PSBD).

De acordo com a Lei, para a consecução dos objetivos propostos, a regulamentação da Política Municipal das PICEPS deverá contemplar estratégia de gestão que assegure a participação intersetorial dos órgãos oficiais, bem como representação de organizações sociais e entidades associativas e científicas afins.

A execução deverá ser descentralizada, respeitando a vocação municipal e a estruturação da rede de competências da cadeia produtiva, programando e executando, de forma integrada, as questões educacionais, avaliativas, diagnósticas, ambientais e científico-tecnológicas, dentro de uma ampla estratégia de desenvolvimento municipal.

Caberá ao Programa promover ações, nas instituições que mantém interface com as atividades propostas, nas áreas de saúde, agricultura, meio ambiente, ensino, assistência técnica, pesquisa, e outras possíveis áreas de interface, visando dar suporte à plena expansão de suas atividades.

 

#PraCegoVer: a fotografia, de arquivo, foi tirada na sala de uma unidade básica de saúde de Campo Grande. Nela aparecem, à esquerda, uma mulher com camiseta rosa e calça escura se preparando para fazer uma posição de Yoga. No centro da foto aparece o médico e vereador Dr. Lívio (PSDB), vestindo uma camisa branca e calça jeans, com os braços levantados e as mãos espalmadas, juntas acima da cabeça. Dr. Lívio também está com a perna direita um pouco levantada, com o pé apoiado na altura do joelho, finalizando a posição de yoga. Do lado direito da foto está uma outra mulher, de camiseta preta e calça jeans, na mesma posição do Dr. Lívio. Fim da descrição. 

Assessoria de Imprensa do Vereador