ícone whatsapp

Parlamento Jovem: Concurso de Redação nas Escolas Municipais deve eleger 29 Jovens Vereadores em dezembro/2019

04.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

O Projeto de Resolução 422/19 que trata da segunda edição do Programa Parlamento Jovem Municipal, de autoria do vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB), juntamente com os Vereadores Delegado Wellington (PSDB) e o Presidente da Comissão Permanente de Educação, Valdir Gomes (PP), em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação do Município), finalizaram nesta semana os últimos detalhes para a publicação do Edital com mais informações para Estudantes da Rede Municipal de Ensino que queiram participar do Concurso de Redação da Câmara Municipal de Campo Grande.

Pela proposta, o Programa deve proporcionar aos estudantes, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder Legislativo Municipal, bem como estimular um relacionamento dos jovens cidadãos com a Casa de Leis do município, além de conhecerem o processo democrático e o exercício direto da cidadania.

“Com este Projeto, pretendemos estimular o debate sobre o processo democrático de escolhas dos representantes do Parlamento Municipal, bem como provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva, para a consolidação dos valores éticos que constroem e normatizam uma cidade. Vamos contribuir para o processo de formação de cidadania, incentivando a participação desses jovens na política aproximando – os diretamente do nosso Parlamento. Eles vão aprender o principal: A atuação do vereador para a transformação da realidade local,” explica Dr Loester.

Para participar é preciso ser Estudante regularmente matriculado e cursando o 8º ano do Ensino Fundamental com idade de 12 a 16 anos. Inicialmente, haverá um Concurso de Redação com o Tema “Campo Grande, e os desafios no Parlamento Municipal” dividido em três etapas: A primeira, a sala de aula seleciona a redação que irá representá–la. Depois, a direção da Escola Municipal escolhe as duas redações finalistas e as encaminha para a Câmara Municipal de Campo Grande, e por último, uma Comissão Julgadora composta por 6 (seis) professores voluntários avalia, julga e classifica as produções textuais. A posse dos Jovens Vereadores no Parlamento Municipal, está prevista para a primeira sessão ordinária que deverá acontecer no dia 05/02/2020, conforme o Cronograma de Atividades do Edital. 

Segundo o Vereador Delegado Wellington (PSDB), “O principal objetivo da Câmara Municipal é desenvolver a cidadania política entre os alunos, a ideia é fazer uma incitação com esses jovens, para que eles comecem a gostar de política e saibam falar dela com propriedade. A casa vai disponibilizar cursos na Escola do Legislativo e matérias atinentes às pautas, o que é o Plano Diretor ou o que é uma Lei Orçamentária, enfim, são pautas especificas do legislativo que serão encaminhadas para esses parlamentares jovens que chegará um momento em que eles serão multiplicadores dessas informações. É uma oportunidade para que eles possam desenvolver projetos que poderão ser inclusive, aprovados na Casa de Leis. A temática principal é participar e os professores devem incentivar os seus alunos. Eles terão de ter coerência nos textos e transmitir inovação nas argumentos, além de ser pró-ativos e fomentadores de boas ideias. Que eles possam estar conversando com os vereadores, discutindo em grupo e principalmente, participando como se “Vereadores fossem” desse parlamento,” ressalta Delegado Wellington.

Já o Vereador Valdir Gomes (PP) disse que o Projeto é de cunho bastante abrangente e vai valorizar a área estudantil, “ É importante que esses jovens já comecem a conhecer a política desde cedo para saberem se têm aptidão para ser vereador, e é através dessa juventude que se formarão os nossos representantes do amanhã,” reforça o Parlamentar.

O coordenador de projetos da Escola do Legislativo, Marcos Mattioli disse que a Casa de Leis está plantando uma semente, “A criança de hoje será o parlamentar do amanhã.Os jovens vereadores vão participar de Cursos de Capacitação durante os seus mandatos e vão aprender quais são as prerrogativas do um vereador, que é  fiscalizar o Executivo,  desenvolver Projeto de Lei baseado no regulamento do Regimento Interno e trazer pedidos de melhorias para os seus bairros através das indicações. Seja por uma questão de uma via esburacada, uma árvore que esteja com risco de queda ou uma lâmpada da iluminação pública que esteja queimada, esses jovens vereadores irão encaminhar para as secretarias e cabe ao Executivo executar. Ou seja, eles vão conhecer e farão parte da rotina do Legislativo Municipal como parlamentar,” explica Mattioli.

As Escolas Municipais por meio dos diretores, poderão solicitar a palestra com o  tema “Seja um Jovem Vereador” que será ministrado pelos vereadores que se disponibilizarem a participar. O objetivo é incentivar os estudantes a participarem do Parlamento Jovem Municipal, e aumentar o número de inscrições de meninas. 

 

Andréa de Barros  

Assessoria de Imprensa do Vereador