ícone whatsapp

Outubro Rosa: PL do vereador Dr. Sandro cria o Programa “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”

26.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Em regime de urgência, o vereador Dr. Sandro colocou para votação, nesta manhã (26/10), na Câmara Municipal de Campo Grande, o seu Projeto de Lei nº 10.352/2021, que cria o Programa “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”, para contemplar empresas localizadas na Capital, por se destacarem na realização de exames de mamografia e preventivo do colo do útero – citopatologia, para suas funcionárias acima de 40 anos.

O parlamentar criou o projeto para incentivar ações de conscientização e destacar a importância do diagnóstico precoce. A iniciativa se deu no mês em que o mundo todo volta a atenção ao Outubro Rosa, campanha anual que tem a intenção de alertar a sociedade, especialmente, as mulheres a respeito do câncer de mama e útero.

“Perdi minha mãe com câncer de ovário há 3 anos. Um câncer de difícil diagnóstico, pois o crescimento é lento. A prevenção sempre foi a solução para todas as doenças. Por isso hoje, estamos criando esse projeto, uma parceria entre o público e o privado”, disse Dr. Sandro.

O objetivo do Programa é o reconhecimento público às ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas no intuito de contribuir para a defesa, a saúde e melhoria da qualidade de vida das mulheres e a facilitação dos procedimentos de exame de mamografia e preventivo do colo do útero.

Como funcionará?

O título “Empresa Amiga da Saúde da Mulher” consistirá em um selo e um diploma para as empresas, entregue pelo órgão competente que poderá ser afixado no estabelecimento.

A empresa interessada em obter o Selo e Diploma deverá se inscrever no órgão competente via cadastro eletrônico, apresentando relatório comprobatório das atividades desenvolvidas em benefício da facilitação e apoio dos exames de mamografia e preventivo do colo do útero.

A iniciativa destaca a realização de campanhas que incentivem o procedimento de exames de mamografia e preventivo do colo do útero, atendimento médico, entre outros cuidados às mulheres necessitadas.

De acordo com a proposta, o Selo “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”” terá validade de 12 meses, podendo ser renovado mediante nova inscrição e avaliação.

“Precisamos incentivar as empresas a motivarem suas funcionárias acima de 40 anos a fazerem a mamografia e preventivo do colo do útero o quanto antes, afim de preservar a saúde das mulheres. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama e câncer de colo de útero, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”, afirmou o vereador.

Câncer de Mama e do Colo do útero

A incidência de câncer de mama, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, praticamente duplicou nos últimos vinte e cinco anos.

O câncer de mama se tornou a forma de tumor maligno mais diagnosticada no mundo, com 2,3 milhões de casos registrados em 2020, ou 11,7% do total. O mesmo estudo mostrou que o número de mulheres que estão vivas após serem diagnosticadas com essa doença nos últimos cinco anos era estimado em quase 8 milhões no ano passado, maior do que os sobreviventes de qualquer outro tipo de câncer. Segundo especialistas, os dados expõem duas certezas: o câncer de mama tem avançado, mas os tratamentos que permitem a cura ou melhoram a qualidade de vida das pacientes também estão evoluindo.

Além dessa prevenção considerada primária, os médicos ressaltam a importância do rastreamento precoce do câncer, que deve ser feito por meio de mamografias periódicas.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública e sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador