ícone whatsapp

Outubro Rosa: Na Palavra Livre, vereadores reforçam importância do diagnóstico precoce

15.10.2019 · 12:00 · Palavra Livre

No contexto da campanha Outubro Rosa, o diagnóstico precoce do câncer de mama foi tema de debate durante a Palavra Livre na sessão desta terça-feira (15). Médico há quase quatro décadas, o vereador Dr. Wilson Sami trouxe o assunto para o plenário e, de maneira didática, explicou o que é a doença, como fazer o autoexame e como prevenir.

“É importante ter uma vida saudável, fazer exercícios, ter boa alimentação. Nós temos que ter empatia por quem tem câncer. Não é ter dó, não é ter pena, mas sentir-se no lugar daquela pessoa para poder ajudá-la e elevar a autoestima. Sabemos que é um momento de dor, mas temos que transformar a dor em amor”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde e INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença que corresponde por 25% de novos casos anuais. Entre 2016 e 2017, foram estimadas 57.960 ocorrências em todo o país. Conforme o INCA, o câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete mulheres no mundo.

“Temos que estimular a questão da prevenção, que é o melhor curativo. Sempre que posso, sempre que tenho oportunidade, fortaleço uma fala nesse viés. A importância da prevenção, a importância de enfrentar essa doença com coragem. Não pode ter medo de falar no câncer. Quanto mais você cria paradigmas, mais você fica impossibilitado de encarar de frente esse problema. A coragem de enfrentar traz a sobrevida e, muitas vezes, a cura”, aparteou o vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa.

A vereadora Dharleng Campos lembrou que, em muitos casos, as mulheres deixam de realizar o autoexame. “Parabenizar o senhor, como vereador, como médico e, no dia do Professor, o senhor deu uma aula. É muito importante uma fala com essa que o senhor fez, tão explicativa. Muitas vezes a mulher deixa de tomar cuidados tão pequenos que podem salvar uma vida. Quanto antes dor detectado, muito mais fácil de ser curado”, afirmou.

A vereadora Enfermeira Cida Amaral também reforçou a importância da prevenção. “A prevenção é a solução. Estamos em plena campanha contra do câncer de mama. Nós, mulheres, nos tocamos pelo menos uma ou duas vezes no mês”, disse.

Por fim, o vereador Eduardo Romero reforçou a importância da família e dos amigos durante o tratamento. “É importante que não percamos a fé e a solidariedade de quem está do lado. É importante que familiares e amigos possam dar forças com palavras e ações positivas. Acima de tudo não desacreditar na ciência médica. Hoje, temos outubro voltado para a conscientização, mas precisamos lembrar que o papel da família e dos amigos faz muita diferença”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal