ícone whatsapp

Otávio Trad prestigia Cãominhada e conversa com tutores de cães e gatos quanto à posse responsável

03.06.2019 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O vereador Otávio Trad (PTB) prestigiou, neste domingo (2), a 6ª edição da Cãominhada, evento promovido pela Rede MS no Parque do Sóter, local onde foi instalada primeira placa contendo as regras para condução de cães e gatos conforme prevê a Lei Complementar n. 347/19 de autoria do vereador sancionada em oito de abril deste ano. Durante evento, Otávio conversou com condutores de cães a respeito das leis de sua autoria relacionadas à posse responsável de cães e gatos em Campo Grande.

Otávio é autor da Lei Complementar n. 347/19 que obriga a fixação de placas com regras de passeio para cães e gatos em locais públicos e privados da Capital que permitam a entrada de animais. As regras são vigentes desde 2005 quando sancionada a Lei Complementar n. 79 que dispõe sobre sistema de posse responsável de cães e gatos, porém, são desconhecidas pela maioria população devido à ausência de divulgação. “Esta lei tem como objetivo esclarecer a população, em especial os condutores de cães e gatos sobre direitos e deveres, para garantir a segurança de todos e o bem-estar dos animais”, explica Otávio.

Outra lei de autoria do vereador é a Lei Complementar n. 354/19, sancionada na última sexta-feira (31) pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. A lei altera a Lei Complementar n. 79/05 no que se refere ao número de cães permitido por condutor. Pela Lei 79, era autorizada a condução de apenas um cão por condutor. Com nova redação, em caso de animais de pequeno porte, fica livre a quantidade de cães a serem conduzidos por uma mesma pessoa, já nos casos de médio e grande porte, fica mantida a condução de apenas um animal por vez, com exceção dos passeadores de cães (Dog Walkers) que podem conduzir mais de um animal por vez, mesmo sendo de médio e grande porte.

“Esta lei atende uma demanda da população, quando aprovamos a lei das placas, muitos Dog Walkers me procuraram e se mostraram preocupados, pois não poderiam continuar trabalhando uma vez que a lei previa apenas um animal por vez, por isso, elaboramos esta lei para garantir a eles a continuidade deste trabalho.”

Também estiveram presente no evento, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, e administrativo do Parque do Sóter, Paulo dos Santos.

 

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa do Vereador