ícone whatsapp

No Dia da Árvore, Ronilço Guerreiro destaca importância da preservação para manter Capital entre as mais arborizadas do País

21.09.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Andar pelas ruas de Campo Grande nos enche os olhos de beleza, principalmente na época dos ipês que colorem a cidade de branco, amarelo, rosa ou os pelos milhares de pés de oiti, flamboyants, jacarandás, buriti e carandá que estão espalhados pelos nossos bairros. Essa riqueza na arborização deu à Capital o título de “Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundations.

E hoje, no Dia da Árvore, o vereador Ronilço Guerreiro destaca a importância e o cuidado que todos devem ter com a preservação. “Nossa cidade é considerada uma das mais arborizadas do mundo e isso é um motivo de muito orgulho, pois com muita tristeza estamos acompanhando a degradação da natureza, a destruição das florestas e saber que vivemos num local privilegiado, cheio de sombras, árvores de todos os tipos, é muito legal, mas nos dá ainda mais responsabilidade na preservação”.

Apesar das espécies mais conhecidas, Campo Grande tem mais de 160 tipos plantadas, o que a faz ser considerada uma das cidades mais arborizadas do mundo. “Andar pela Afonso Pena, no Parque das Nações e até pelos bairros é muito lindo. Na época dos ipês as redes sociais ficam tomadas de cores e, se todos gostam tanto de nossas árvores, também precisam ter responsabilidades. Quando possível plantar, mas principalmente preservar”, complementou o vereador.

Tree City of the World

Esse título de Cidade Árvore do Mundo foi concedido a Campo Grande em 2019 pela Fundação Arbour Day Foundation, ligada a Organização das Nações Unidas, o título foi outorgado a um grupo de aproximadamente 40 cidades no mundo, entre elas Turim, Barcelona e Paris, sendo que no Brasil são três: Campo Grande, São Carlos e São José dos Campos.

De acordo com a entidade, as florestas urbanas ajudam a definir um senso de lugar e bem-estar onde as pessoas vivem, trabalham, se divertem e aprendem. O programa Cidades Cidades do Mundo é um esforço internacional para reconhecer cidades e vilas comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, gerenciadas de forma sustentável e devidamente celebradas.

Para ser reconhecida como uma cidade-árvore, a comunidade deve atender a cinco padrões principais que ilustram o compromisso de cuidar de suas árvores e florestas. Inicie seu aplicativo hoje e comece sua jornada para se tornar uma City Tree. Ou simplesmente forneça seu endereço de e-mail para ficar conectado à rede Cidades em Árvores do Mundo.

Fonte: https://cbau.eco.br/

Mais informações sobre o  mandato do vereador Ronilço Guerreiro pelo site www.souguerreiro.com ou pelo WhatsApp 99909-0019.

Assessoria de Imprensa do Vereador