ícone whatsapp

Maksoud cria projeto para combate à disseminação de fake news

30.04.2020 · 12:00 · Vereador William Maksoud

O vereador William Maksoud apresentou nesta quinta-feira (30) o projeto de lei numero 9.760/20 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Combate à Disseminação de Informações Falsas (Fake News). 

Segundo o projeto, o objetivo é promover a conscientização da nocividade de falsas informações propagadas em ambiente virtual. Conforme o texto, “entende-se por Fake News histórias falsas que, ao manterem a aparência de notícias jornalísticas, são disseminadas pela Internet (ou por outras mídias), sendo normalmente criadas para influenciar o interlocutor”.

Para Maksoud, o projeto de lei tem um caráter educativo de fundamental importância. “Conscientizar sobre as consequências de divulgar informações falsas é dar um primeiro passo para o combate às fake news. Com a acessibilidade à internet cada vez mais facilitada e, principalmente, diante o momento em que vivemos, enfrentando a pandemia do Coronavírus onde muitas pessoas acabam sendo vítimas de falsas informações, é gravíssimo que tenhamos tantas informações inverídicas sendo amplamente compartilhadas todos os dias”, explicou Maksoud.

De acordo com a proposta, o Programa poderá seguir suas diretrizes por meio de parcerias quando da realização de ações, sendo estas determinadas pelo Poder Executivo, especialmente:

-Divulgação periódica de campanha de combate aos crimes relacionados a informações falsas divulgadas e compartilhadas nos meios de comunicação, utilizando-se dos meios oficiais de comunicação do município;

-Realização de palestras e seminários de conscientização nas escolas públicas municipais e órgãos da Administração Pública direta ou indireta;

-Constituição de convênios com outros municípios, com o Estado, órgãos ou entidades públicas e privadas, para promoção das políticas públicas de combate à disseminação de Fake News, e assim propiciando a realização de eventos e ações de conscientização e orientação à população.

O projeto está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador