ícone whatsapp

Mães de alunos com deficiência vão à Câmara reclamar do não cumprimento de leis sobre inclusão na escola

22.11.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Durante a sessão desta terça-feira, 22, mulheres que fazem parte da PRO TEA MS e da AMA que têm filhos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino fizeram pronunciamento na tribuna da casa de leis para expor as dificuldades que enfrentam para garantir o direito de inclusão e educação nas escolas municipais. O episódio mais recente diz respeito à retirada dos profissionais que acompanham estes alunos em sala a partir do dia 9 de dezembro, enquanto que o calendário letivo vai até 16 de dezembro.
 
De acordo com as mães, uma circular interna foi encaminhada para as escolas comunicando sobre a ‘revogação das aulas complementares atribuídas aos cargos de apoio pedagógico  educacional; revogação das convocações e aulas complementares atribuídas  aos auxiliares pedagógicos especializados e intérpretes’, entre outros pontos. O documento tem data de 16 de novembro.
 
Mães procuraram o gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) durante a sessão de quinta-feira, 17 e marcaram agenda para hoje, 22. O parlamentar mediou com a presidência da Casa para que uma representante pudesse fazer uso da palavra e expor sobre o não cumprimento de leis relacionadas às pessoas com deficiência, especialmente com a retirada dos profissionais acompanhantes em sala de aula.
 
‘Estas mães e famílias vivem de pires na mão pedindo o que já é de direito e já passou da hora de isto acabar. Quando questionamos a retirada dos profissionais pedagógicos não estamos falando de cuidadores: estamos falando de garantir profissional qualificado para que os alunos aprendam a aprender’, destaca o vereador.
 
 
Como encaminhamento da sessão desta quinta, os vereadores decidiram fazer convocação formal da secretária municipal de educação, Leila Machado, para que ela explique o teor da circular interna enviada para as escolas. A convocação é para a próxima quinta-feira. Além disso, o vereador Eduardo Romero propôs que uma comissão de mães e a Comissão Permanente de Educação da Câmara elaborem uma lei municipal específica sobre o tema, proposta acatada pela mesa diretora. 
 
Encontro com prefeito eleito
 
Uma comissão de vereadores e mães foi para a Assembleia Legislativa conversar com o prefeito eleito Marquinhos Trad (PSD), logo após o termino da sessão da câmara, para discutir a retirada dos acompanhantes pedagógicos especializados antes do fim do ano letivo, bem como levar outras reivindicações das mães sobre políticas públicas para pessoas com deficiência.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador