ícone whatsapp

João César Mattogrosso leva unidade móvel para exames de mama no Nova Esperança

26.04.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

A noite de quinta-feira (26) foi marcada com uma ação do Grupo Onça Pintada (ONG) no bairro Nova Esperança em Campo Grande, com exames de prevenção e combate ao câncer de mama para cerca de 50 mulheres da região, uma parceria do vereador João César Mattogrosso e deputado estadual Paulo Côrrea (presidente da ALMS), ambos do PSDB. “O Onça Pintada é um grupo de grande credibilidade e responsável. Já percorreu mais de 70 municípios do Estado, com atendimento para mais de 60 mil mulheres em Mato Grosso do Sul, muita delas encaminhadas para tratamento cirúrgico. É uma grande satisfação trazer hoje aqui essa equipe especializada para as moradoras da Região do Nova Esperança”, diz o vereador João César Mattogrosso, que acompanhou o trabalho da ONG. 

A dona de casa Maria Aparecida Plens, foi uma das mulheres atendidas durante a ação.  Com 63 anos, essa foi a primeira vez que ela realizou o exame. “Estou tão feliz por esse atendimento, porque essa é a primeira vez que fiz esse procedimento. Não tenho vergonha de dizer isso. E o que me deixa emocionada é saber que eu não tenho nada, estou com a saúde em dia e recomendo para todas as mulheres realizarem esse exame. É um alívio saber que não tenho nada, não tenho como agradecer”, esclama.

Já dona Maria Sueli Zanoti teve que ser encaminhada para um exame de mamografia, para obter um diagnóstico mais preciso. “Por conta da minha idade (45 anos) e pelo fato de eu ter uma mama maior que a outra por conta de gordura localizada, terei que ser encaminhada para mamografia. Não foi encontrado nenhum nódulo, mas precisamos de um exame mais detalhado para garantir o resultado positivo”, diz a diarista. No caso, a paciente é encaminhada também para uma unidade de atendimento público especializado.

Em 17 anos de existência o Grupo Onça Pintada já realizou mais de 17.372 mil exames e pelo menos 2.517 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

“O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Por isso a importância de fazer exames preventivos e aqui, hoje, no Nova Esperança, sentimos essa preocupação das mulheres que nos procuraram, que levaram a sério essa causa.  Recomendamos a todas que procurem sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde”, explica Ana Dalva, coordenadora do projeto Onça Pintada. Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

André Maganha

Assessoria de Imprensa do Vereador