ícone whatsapp

João César Mattogrosso defende valorização e políticas públicas efetivas para as comunidades indígenas do Estado

20.04.2022 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Vereador participou de comemoração na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana

Mais que uma festa, a celebração do Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril, é a valorização da história e cultura do povo brasileiro.

Com cerca de 700 moradores, a Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, é formada por indígenas da etnia Terena e na noite de terça-feira (19) promoveu celebração alusiva à data. O evento contou com a participação do vereador João César Mattogrosso (PSDB) e do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero.

De acordo com o cacique Antônio dos Santos Silva, o apoio de políticas públicas direcionadas aos indígenas são essenciais para o fortalecimento da cultura e respeito à comunidade.

“Tivemos apresentação de danças típicas e desfile de trajes tradicionais, transmitindo aos mais jovens toda força da nossa trajetória. Agradecemos ao vereador João César, que ainda quando secretário da Secic manteve sua atenção para nós e isso é muito importante, é valorização”, afirma.

O vereador, que durante 11 meses foi titular da Secic, reforça a importância das políticas transversais, reconhecendo as raízes do povo sul-mato-grossense.

“Além de celebrar, é importante voltar o olhar e levar ações de valorização e fomento ao desenvolvimento das comunidades indígenas. Isso se faz com políticas públicas efetivas, com trabalho e dedicação, a partir do contato direto com quem está na ponta, para validarmos cada passo de acordo com a realidade vivenciada em cada região”, avalia João César Mattogrosso.

Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil, registrando mais de 80 mil pessoas, presentes em 30 dos 79 municípios, das etnias Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofaié e Terena.

Elci Holsback
Assessoria de Imprensa do Vereador