ícone whatsapp

Fritz participa de reunião de moradores sobre o Orçamento Participativo

27.08.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Na tarde do último sábado (24), o vereador Enfermeiro Fritz participou da sétima reunião da Associação de Moradores do Bairro Porto Galo com o objetivo de debater as prioridades para a inclusão das demandas dentro da programação financeira da prefeitura. Com isso, a administração pública consulta a população sobre as necessidades mais urgentes da região e elabora um planejamento para a inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano subsequente. Participaram da reunião cerca de 30 moradores, principalmente residentes na Rua Joana D’arc, cuja implantação do asfalto em parte da via foi uma das maiores exigências.

Durante o encontro, foram explanadas diversas situações que aconteceram na região e que o poder público poderia ter agido de forma mais eficaz, segundo os moradores, para amenizar a situação. É de comum acordo que a pavimentação da via é uma das demandas mais urgentes, aguardada há mais de 30 anos, evitando a inundação das casas, causada pelas chuvas e pelo patrolamento da via, e a alta velocidade dos veículos que utilizam o caminho. 

Entre outras demandas, a população elencou também a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a abertura de uma praça pública em um dos espaços vazios. O atendimento da população atualmente é feito no Bairro Canguru. “É preciso analisar quais são os melhores equipamentos sociais para atender as demandas da população”, ressaltou Fritz.

A autônoma, Marina Marins Pinto Moreli, residente na Rua Joana D’arc, em um condomínio onde a via não está asfaltada, relembrou que muitas crianças estão com problemas respiratórios causados, principalmente, por causa da poeira levantada pelo trânsito de veículos, aliada ao tempo seco. “Houve um aumento no número de atendimentos no posto de saúde”, disse. Além disso, outros moradores também solicitaram melhorias na iluminação pública e ampliação na segurança por causa dos assaltos. 

O vereador salientou que para a gestão pública é fundamental que a comunidade mostre união e solicite melhorias com a comprovação na necessidade da região, apresentando subsídios para que possam ser encaminhados para a prefeitura. A intermediação promovida pelo parlamentar proporciona que a população possa ter um êxito maior nos pedidos. “Já me coloquei a disposição para colocar as emendas dentro da possibilidade. Se a população se organiza e realiza encontros enquanto grupo social, há um maior respeito para o controle social e para o orçamento participativo”, destacou Fritz.

 

Hugo Norberto 

Assessoria de Imprensa do Vereador