ícone whatsapp

Estradas vicinais estão sem manutenção e vereador cobra vontade política para solucionar problema

25.02.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

As estradas vicinais de Campo Grande, que somam aproximadamente 300 quilômetros e são importante para escoamento de produção, transporte escolar e dos demais moradores, estão sem manutenção há meses. Produtores rurais levaram a demanda ao gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) que questionou o porquê da administração executiva da cidade não tomar providências.
 
Eduardo Romero destacou que Campo Grande tem depositado parado em caixa (sem empenhar), conforme demonstrativo quadrimestral das contas da prefeitura durante audiência pública ontem, 24, aproximadamente R$ 4 milhões oriundos de repasses do Governo do Estado, por meio do Fundersul, que é recurso específico para manutenção de estradas, priorizando as vicinais.
 
O parlamentar destaca que como mesmo tem quatro milhões de reais ‘dormindo’ em caixa, as estradas vicinais estão sem patrolamento e encascalhamento há meses. Com período de chuvas o setor rural que depende destas vias sofre ainda mais para escoamento de produtos e também o transporte escolar diário.
 
‘Se em dinheiro em caixa, a situação é calamitosa e não é dada ordem de serviço por parte do executivo, então falta vontade política para resolver o problema’, cobrou o vereador que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças na Câmara e alerta para consequências ambientais e econômicas que surgem com a falta de manutenção, especialmente no período de chuvas.
 
Um dos proprietários rurais que procurou o vereador foi Carlos Ronaldo Dávalos, que tem propriedade há 22 km do centro no sentido BR-163 saída para são Paulo e mais 40 km de estrada de chão até chegar à sua propriedade, onde trabalha com cria e recria de gado.
 
Os moradores e proprietários relataram ao vereador que há três anos patrolamento e encascalhamento anos não passaram por lá. De acordo com os dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), ferramenta de monitoramento da ocupação do solo da Aprosoja/MS – 62,4 mil toneladas de soja e 48 mil toneladas de milho produzidas no entorno da Capital circulam por essas estradas.
 
Além dos dados do Siga, o vereador ressalta que com base em dados da própria prefeitura da Capital, são aproximadamente 900 pequenos produtores que se encaixam como de agricultura familiar, que também dependem de estradas vicinais. São mães que relatam o drama da vida escolar dos filhos, motoristas que transportam produção de alimentos, dificuldade na busca por socorro médico, fazer compras no perímetro urbano, entre outros direitos que o cidadão tem.
 
Fundersul
 
O contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para obter o diferimento nas operações internas com bovinos, devem contribuir para o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul, o Fundersul.
 
O Fundersul foi criado para garantir investimentos em estradas, priorizando as vicinais. A cobrança é feita por cabeça de duas maneiras: para animais de até 12 meses de vida são 29,49% do Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) e para o gado com mais de um ano são 46,03% da unidade fiscal.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador