ícone whatsapp

Em Live na Câmara, Reme anuncia volta das aulas presenciais para dia 19 de julho

12.05.2021 · 12:00 · Comissões

Secretária de Educação do Município (Semed), Elza Fernandes, adiantou que as atividades da Rede Municipal de Ensino (Reme) serão retomadas no dia 19 de julho. O anúncio foi feito durante durante a live promovida nesta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Campo Grande. 

Segundo Elza Fernandes, o decreto de ensino à distância vale até dia primeiro de julho, depois dessa data a rede entra em recesso escolar e ao final será feita a transição para o sistema híbrido de ensino. A retomada será estendida também às Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), que atendem crianças de seis meses a três anos. 

Ela lembrou que a retomada da aulas foi condicionada à aplicação da vacina nos professores e trabalhadores da linha de frente da educação municipal, e a segunda dose deve ser administrada até lá. 

O encontro faz parte de uma iniciativa da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e teve na condução do debate o presidente, vereador Dr. Sandro Benites. Ele recebeu também, como convidado, o vereador Prof. Juari.  Além dos três, a reunião contou com a participação dos vereadores Prof. Riverton, Tabosa e Otávio Trad. 

Segundo discutido na live, a secretária de Educação explicou como funcionará o ensino híbrido: “será feito de acordo com a realidade de cada escola e mediante o Procedimento Operacional Padrão (POP), respeitando distanciamento e quantidade de alunos a serem recebidos”. 

Ela prossegue dizendo que “algumas escolas dispõem de piscinas outras, não. Há escolas com 400 alunos, outras com mais de 2 mil. Cada escola terá um POP, e assim algumas poderão atender 50% dos alunos outras apenas 25%, por causa da metragem das salas”. 

Dessa forma, a secretária explica que uma turma atenderá às aulas e outra acompanhará em casa pela TV e Rádio Reme. Na semana seguinte, as turmas revezam os papéis e quem ficou em casa vai à escola tirar dúvidas sobre o conteúdo. 

Parceria 

De acordo com o presidente da Comissão e Educação da Câmara, Professor Juari, o trabalho desenvolvido entre a Casa de Leis e o executivo na tramitação de projetos, serviu para acelerar a implantação de políticas públicas de impacto na vida das famílias afetadas pela pandemia. 

O vereador ressalta o bom diálogo traçado com a pasta municipal da Educação e como o trabalho pôde ser agilizado. “Sempre colocamos à disposição todos os projetos de lei, para possibilitarmos concretude das iniciativas”. 

No mesmo sentido, o vereador Prof. Riverton destacou a boa gestão que a prefeitura de Campo Grande para manter a entrega de aulas e destacando a agilidade no recebimento das cestas alimentares para famílias que contavam com a merenda escolar. 

Os elogios foram repetidos pelo vereador Otávio Trad. Ele pontua que “mesmo em um processo difícil, com muitas perdas, e diante de todas as dificuldades, a prefeitura de Campo Grande não parou”. 

O vereador Tabosa, opositor da atual gestão, também soube reconhecer as medidas tomadas pela prefeitura. “A gestão Marquinhos Trad (PSD) tem altos e baixos, mais baixos do que altos, mas a professora Elza é um alto”, reconheceu. 

Boletim epidemiológico 

Até as 17 horas do dia 11 de maio a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) contabilizou 364.029 mil casos, destes 97.226 confirmados, 1048 suspeitos e 265.755 descartados. 

Dos casos positivos, 1642 em isolamento domiciliar e 396 internados, dos quais 108 em leitos clínicos públicos e 79 em privados e 143 em leitos de UTI públicos e 54 privados. 

Campo Grande também computa 2.585 óbitos por Covid-19 enquanto o estado de Mato Grosso do Sul apresenta 6016 mortes. 

Rodrigo Almeida 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal