ícone whatsapp

Em live, Dr. Lívio fala das ações de enfrentamento à Covid-19 e reforça os cuidados contra a doença

16.04.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Com a continuidade dos trabalhos em meio à pandemia do coronavírus, mais uma ação foi colocada em prática nessa quarta-feira (19), pelos vereadores de Campo Grande. Dessa vez com auxílio da tecnologia. O vereador Dr. Lívio (PSDB), que é presidente da Comissão Especial em apoio ao Combate ao COVID -19 e também da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, participou da live, transmitida pela Casa de Leis, para levar esclarecimentos à população e tirar dúvidas ao vivo.

O vereador ressaltou o trabalho dos vereadores para amenizar os impactos do atual momento pelo qual a sociedade está passando, juntamente com o vereador Eduardo Romero, que integra a Comissão Especial e é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre as ações estão doações de smartphones pela Receita Federal para o trabalho de teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde, atividades pontuais de gabinetes para atender famílias carentes e quem vive nas ruas com alimentos e produtos de higiene, apoio logístico também de gabinetes para ajudar na Campanha de Vacinação contra a Gripe a 3 mil acamados na capital (na primeira etapa da Campanha), entre outras frentes.

Com o espaço aberto a perguntas, Dr. Lívio e o vereador Eduardo Romero responderam a perguntas de jornalistas e cidadãos assíduos das sessões no plenário, atualmente transmitidas on-line. A maioria direcionada a questões econômicas, visto que alguns setores têm buscado intermediação política junto ao prefeito para reabrir as portas.  Dr. Lívio reforçou que as ações e estratégias da Comissão têm sido articuladas quase que diariamente, e o diálogo aproximado mantido com os gestores das pastas das áreas da Saúde, Economia, Educação, Assistência Social, entre outras. “Existem entidades assistenciais que estão sem receber os repasses de convênios, por exemplo, e estamos cobrando junto à prefeitura”, disse Dr. Lívio. Durante a live também foi citada a devolução, pela Câmara, de R$ 7 milhões do duodécimo, do ano passado, aos cofres públicos. 

“As necessidades são inúmeras e importantes. Independentemente de qualquer outra coisa temos uma estimativa nacional de queda no PIB de 2 a 5,3%”, disse Dr. Lívio apontando também que é preciso compreensão, apoio às milhares de famílias que estão em situação financeira crítica,  e que o caminho do isolamento ou distanciamento social (dependendo da situação) deve ser mantido. “Campo Grande é a referência para o estado todo no atendimento aos casos de coronavírus. Precisamos evitar o colapso do sistema”, disse Dr. Lívio. A orientação do próprio Ministério da Saúde é para que os testes sejam realizados em pacientes com quadros respiratórios graves.

A Câmara coloca à disposição dos cidadãos o site coronavirus.camara.ms.gov.br  com uma série de perguntas e respostas, além de dicas e informações de utilidade pública sobre a doença que se alastrou pelo mundo.

Para quem não acompanhou a live, o endereço é: https://www.facebook.com/camaracgms/videos/2918251408269805/

 

Assessoria de Imprensa do Vereador