ícone whatsapp

Em live, Comissão de Saúde da Casa de Leis tira dúvidas com o Secretário da SESAU a respeito da 3ª dose da vacinação contra a covid-19

13.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

O presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, vereador Dr. Sandro realizou live, nesta manhã (13/10), com o Secretário Municipal de Saúde (SESAU), José Mauro Filho, a respeito da 3ª dose da vacina contra a covid-19, já aplicada em Campo Grande.

No momento, a SESAU tem vacinando com a 3ª dose pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com alto grau de imunossupressão.

“Para 2022 é provável que teremos vacinação para pessoas acima de 60 anos em duas doses, de 6 em 6 meses. Abaixo de 60 anos será uma dose anual. Com os números de internações caindo em Campo Grande podemos afirmar a eficácia e importância da vacinação. Hoje, tivemos a notícia de que Mato Grosso do Sul está 48 horas sem óbitos registrados”, afirmou.

Questionado sobre a escolha do público para a dose de reforço, o secretário citou as falhas vacinais, em que houve mais internações e óbitos em trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidas.

José Mauro também destacou as ações itinerantes realizadas pela pasta, com vacinação para a população em supermercados, terminais de ônibus, feiras livres, entre outros locais.

Atualmente, a Capital tem 148 casos suspeitos, 54 internados, sendo 15 pacientes em leito clínico e 36 em leito UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“Estou extremamente feliz em ver que temos menos de 50 pessoas internadas em leitos de UTI, sendo que antes, durante visitas em hospitais víamos uns 150 pacientes na UTI de cada local. Isso é uma vitória e significa que foi acertada a aplicação de vacinas na nossa Capital. Não podemos demonizar algo que está salvando vidas e desqualificar qualquer tratamento de prevenção”, enfatizou o parlamentar.

Sobre a recomendação após a dose de reforço, José Mauro continua recomendando o uso de máscara, higiene pessoal e distanciamento. “Enquanto houver decreto mundial de pandemia, devemos manter os cuidados”, frisou.

Por fim, o secretário agradeceu os vereadores por toda ajuda, desde o início da pandemia e parabenizou pela iniciativa. À população, José Mauro apelou “continuem se vacinando”, pediu.

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador