ícone whatsapp

Dr. Victor Rocha propõe criação de Núcleo de Atendimento em atenção à Saúde Mental

04.03.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

O vereador Victor Rocha (PP) apresentou na Câmara Municipal de Campo Grande um Projeto de Lei que autoriza o Poder Público Municipal a criar e implantar o Núcleo de Atendimento em atenção à Saúde Mental e Transtornos Psicológicos decorrentes da Pandemia da COVID-19 na Capital.

Segundo informações do vereador Victor Rocha, entre as atribuições do Núcleo está: prestar assistência aos cidadãos nas várias especialidades e subespecialidades que atuem em conjunto a psiquiatria e a psicologia, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação no âmbito da saúde-mental dos cidadãos acometidos por síndromes do pânico, ansiedade, transtornos depressivos, entorpecentes e demais problemas mentais decorrentes da COVID-19.

Para o vereador, que é médico, o projeto de lei em questão tem por objetivo direcionar o atendimento das pessoas acometidas por doenças mentais ocasionadas pelo isolamento social, bem como, transtornos ocasionados pelo cenário que a pandemia ocasionou.

“Sabemos que a pandemia trouxe diversas consequências para o país, dentre elas a mudança radical de suas rotinas para se protegerem da contaminação. Decorrente disto, muitas pessoas desenvolveram doenças mentais, tais como síndrome do pânico, ansiedade”, enfatizou.

A ideia da propositura é atender vítimas em ambiente exclusivo ou via videoconferência, com profissionais que também tenham passado por treinamento especifico e com abordagem direcionada ao cenário atual, bem como os familiares que se encontrarem em situação similar em detrimento da doença.

Por fim, é evidente que, com a melhoria na qualidade do atendimento das vítimas à saúde mental decorrentes a pandemia, estaremos contribuindo para melhora de todo Sistema de Saúde do nosso município.

Segundo pesquisa IBGE divulgada em 2020 em Mato Grosso do Sul a Depressão atingiu mais mulheres e idosos no ano passado. Deixando o estado em 8º lugar no país, com maior índice da doença.

Foi estimado que 199 mil (10,1%) das pessoas de 18 anos ou mais em Mato Grosso do Sul, receberam diagnóstico de depressão. A maioria dos casos, foram as mulheres com 15,1%, contra 4,3% dos homens. A faixa etária com maior proporção foi a de 75 anos ou mais de idade (12,4%), enquanto o menor percentual foi obtido na de 18 a 29 anos (6,5%).

“Essa pesquisa reforça a necessidade de cuidarmos da Saúde Mental de nossa gente, visto que tanto mulheres, quanto idosos acima de 75 anos são os que mais sofrem com a depressão. Esses dados já são reflexo da pandemia, que tem deixado principalmente os idosos longe de suas famílias e as mulheres preocupadas com o futuro de sua família. Nós enquanto poder público temos que ajudar”, finalizou Victor Rocha.

O projeto de Lei segue em tramitação na Casa, porém o vereador Dr. Victor Rocha conta com os pares e com o prefeito Marcos Trad para sancionar e implantar o Núcleo de Atendimento.

Assessoria de Imprensa do Vereador