ícone whatsapp

Dr Cury tem apoio de autoridades para aprovação do Projeto de Lei que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos

26.06.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

O vereador Dr. Cury, Vice-Presidente da Comissão Permanente de Defesa, Bem-estar e Direito dos Animais da Câmara Municipal de Campo Grande, recebeu o apoio de autoridades na audiência pública realizada na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (25/6), que discutiu o Projeto de Lei nº 9.326/19, de sua autoria, que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos de Campo Grande.

A audiência teve a presença de autoridades do Conselho Regional de Medicina (CRM-MS), Conselho Regional de Medicina Veterinária – (CRMV-MS), da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, protetores de animais e ONGs, que deram parecer favorável ao projeto de lei do vereador Dr. Cury.

Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), o Médico Psiquiatra Dr. Juberty Antonio de Souza, enalteceu o bom resultado que a companhia do animal de estimação traz ao paciente. “Não devemos esquecer de uma coisa: remédio é tudo aquilo que faz bem, não apenas pílula e injeção. Nessas circunstâncias, os animais preparados e com critérios podem ser um importante remédio para uma grande quantidade de pessoas. Quando a pessoa fica alegre e satisfeita, se deprime menos, aumenta sua resistência e fica mais fácil a utilização da terapêutica tecnológica”, disse.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Fábio Pereira de Lima, é coordenador do projeto “Cão Herói, Cão Amigo”, em que os animais são selecionados para atuar nas unidades de saúde junto aos pacientes. “É uma terapia auxiliar e não substitui a terapia tradicional, que complementa o desenvolvimento de cada paciente. O projeto existe em Campo Grande e Coxim”, afirmou. De acordo com o capitão, a iniciativa traz alívio aos pacientes em momentos de tensão, melhora a rotina e traz melhora clínica.

De acordo com Dr. Cury, a entrada dos animais dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital e de solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente. As unidades serão responsáveis por criarem normas e decidir o tempo e o local de permanência dos animais. Os animais não poderão entrar nos setores de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a pacientes vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, de unidade de tratamento intensivo – UTI, áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos. 

Enfermeira e Gerente Técnica da Comissão Municipal de Controle de Infecção, Alessandra Lyrio, esteve representando a Superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Veruska Lahdo, e deu parecer favorável ao projeto de lei, destacando os benefícios aos pacientes.

O vereador Dr. Cury ressaltou que essa experiência teve origem nos Estados Unidos, América do Norte e Europa, e já é incorporada em diversos hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras capitais brasileiras. “Campo Grande não pode desprezar as experiências de sucesso que essa ação já apresentou no mundo todo. Como médico, me sinto na obrigação de buscar todas as opções possíveis, éticas e com comprovação científica, que leve aos pacientes, de forma geral, os benefícios de se encontrar a recuperação da saúde no espaço de tempo menor. Lembrando sempre que, todos os cuidados explicitados no projeto de lei com relação a preparação dos hospitais e, as exigências com relação a saúde do animal devem ser sempre respeitadas”.

Falando em nome de todas as ONG’s de proteção e cuidado ao animal, e, do Conselho Municipal de Bem-estar Animal (COMBEA), Laura Cristina deixou o apoio de todos e ressaltou que a aprovação do projeto de lei resultará em mais conscientização sobre como tratar os animais.

Autor da proposta, o vereador Dr. Cury esclareceu que será dado aos hospitais um tempo para se prepararem para receber os animais, e destacou que a visita proporcionará menos tempo de internação ao paciente, muitas melhorias, e principalmente, mais humanização aos hospitais, o que de acordo com o parlamentar, precisa ter. “O projeto de lei é de necessidade de todos que amam as pessoas, os animais e de quem tem Deus dentro de si.  A proposta está bem esclarecida. Agradeço a todos que lutam conosco, essa é a primeira de muitas lutas que virão”, afirmou Dr. Cury.

Compuseram a mesa na Audiência Pública, além do vereador Dr. Cury, o Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), o Médico Psiquiatra Dr. Juberty Antonio de Souza, o Capitão QOBM do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, Fábio Pereira, a Major do Corpo de Bombeiros, Marlise Helena, o Deputado Estadual Lídio Lopes, o Tenente Coronel da Polícia Militar Ambiental, Edmilson Paulino Queiroz, a Presidente da Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelas pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (PRO D TEA), Carolina Spinola, o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS), Rodrigo Piva, o Presidente do Conselho Municipal de Bem-estar Animal (COMBEA), Otanael da Silva, a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Iara Helena Domingos, a Presidente da Comissão das pessoas com deficiência e acessibilidade da OAB Seccional Mato Grosso do Sul, Advogada Rita Luz, a Enfermeira e Gerente Técnica da Comissão Municipal de Controle de Infecção, Alessandra Lyrio, a Médica Veterinária Caroline Gabriel Finkler, o Membro da Comissão Permanente de Defesa, Bem-estar e Direito dos Animais da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador Ayrton Araújo, o Vice-Presidente do Anjos de Quatro Patas, Cinthia Borges, a Diretora Administrativa do Instituto Cabral do Mato Grosso do Sul, entidade idealizadora do Projeto Flores do Cerrado, Adriana Barbosa Cabral.

Estiveram presentes na Audiência, a Assessora do Diretor Técnico do Hospital Regional, Rubia Graziele, a Chefe da Unidade de Comunicação do Hospital Universitário, Yara Rodrigues, a Enfermeira do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Simone Souza, a Presidente Fundadora do Movimento de Apoio aos Protetores de Animais na Natureza, Amanda Bileski, a Enfermeira do Setor de Qualidade do Hospital Nosso Lar, Adriana Pereira, a Enfermeira Agente Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária Municipal, Larissa dos Santos, a Enfermeira do Controle de Infecções Hospitalares da Santa Casa, Juliana Marcela, o Diretor Administrativo da Associação Eclética Brasileira do direito do cidadão, Wanderley Vergílio, o Presidente do Instituto Amigo dos Animais, Paulo Miranda, a Chefe de roedores e animais peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses, Juliana Resende, os Protetores Independentes de Animais, André Braga, Carmen Amorin, Leusdeni Martins. 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador