ícone whatsapp

Dr. Cury comemora Dia do Médico homenageando profissionais de destaque, em Campo Grande

22.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Instituída pela Lei nº 1.386/1972 e pela Resolução nº 1.221/2016, de autoria do vereador Dr. Cury, foi realizada na noite de segunda-feira (21/10), a Solenidade em Comemoração ao Dia Municipal do Médico, que Outorga a Medalha Legislativa “Doutor William Maksoud”, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande. Em alusão a data, o parlamentar homenageou Christiana Velloso Rebello Hilgert, Dr. Alvaro Haverroth Hilgert, Dr. Luiz Antônio Monteiro Simões, Dr. Kleber Francisco Meneghel Vargas, Dra. Laura de Albuquerque Furlani e Dr. Evandro Veiler Ferrari, profissionais de grande destaque da medicina, na Capital.

Proponente da Sessão Solene, Dr. Cury falou sobre a escolha do homenageado, que levaria seu nome na medalha. “Quando criei a lei que homenagearia os médicos da nossa Campo Grande, meu coração sugeria que o médico que lhe nomeasse fosse alguém que de fato espelhasse com plenitude a medicina. E com muita clareza, escolhi o Dr. William Maksoud”, explicou. 

Em seu discurso, Dr. Cury destacou a relação médico-paciente e todo humanismo dos profissionais. “Continuamos honrando o juramento de Hipócrates, imprimindo a relação médico-paciente, valores sagrados e consagrados, como o humanismo, o amor ao próximo e a dedicação. Parabenizo esse grupo maravilhoso pelas suas admiráveis trajetórias, ancoradas, sem a menor dúvida em um sólido e verdadeiro amor pela medicina”, afirmou.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, gravou um vídeo, a pedido do vereador Dr. Cury, deixando seu recado aos homenageados e vereadores. No vídeo, exibido na solenidade, o ministro parabeniza a categoria pelos serviços prestados e reforça a importância do SUS (Sistema Único de Saúde). “É uma honra como médico ter essa data lembrada, para que todos trabalhem juntos por um sistema de saúde mais eficaz”, falou.

Em nome dos homenageados, Dr. Alvaro Haverroth Hilgert, chamou atenção sobre o papel do médico, além de avaliar se a medicina de hoje é a melhor para os pacientes.  “Enfrentamos o desafio de absorver novas tecnologias, sem abandonar o humanismo na relação médico- paciente”, disse. 

Para o presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, Juberty Antônio de Souza, “ser médico significa não acreditar na finitude, e ir em busca de esperança mesmo quando não se tem esperança. Campo Grande sempre teve uma boa medicina”, destacou.

Maria José Martins Maldonado, presidente da Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS), falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos médicos. “Médicos mal remunerados, jornadas excessivas, equipamentos insuficientes e uma política em que quantidade importa mais que qualidade foram alguns dos problemas elencados. Os colegas não suportam mais trabalhar nestas condições”, falou. 

Marcelo Santana Silveira, presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SINDMED-MS), ressaltou a importância da homenagem para os profissionais, num período tão difícil à medicina. “A medicina tem sofrido graves ameaças na formação e sendo responsabilizada por resultados indesejados na saúde brasileira, estar aqui nos dá ânimo para seguir em frente”, afirmou.

Presidente da Cassems, Dr. Ricardo Ayache, destacou os desafios diários enfrentados pelos médicos “O que enfrentamos na saúde brasileira é o enorme desafio de compatibilizar a grande concentração de profissionais e estrutura nas grandes cidades e o oposto nas menores cidades do Estado e País”, falou.

Flavio Freitas Barbosa, Conselheiro Federal de Medicina, esteve representando o presidente do CFM/MS, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, e, parabenizou os médicos “nos sentimos contemplados pelo reconhecimento”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde (Sesau), José Mauro de Castro Filho, destacou o serviço realizado em Campo Grande. “Temos um exército de médicos comprometidos. Estamos enfrentando o desafio como gestor, para promover melhorias na saúde pública da Capital”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que na sua gestão tem dedicado atenção especial à regionalização. “Estamos bastante contentes com a parceria de todos os profissionais médicos e gestores de saúde no processo da regionalização”, afirmou.

A solenidade foi abrilhantada pelo Quinteto Jazz da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Medalha Legislativa: William Maksoud nasceu aos 28 de agosto do ano de 1922 na cidade de Aquidauana. Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, sendo em uma delas Presidente da Câmara. Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, sendo em uma delas Presidente da Câmara. Teve seus direitos políticos cassados durante o período da Revolução de 1964. Neste período voltou a ser médico particular e beneficente da Santa Casa onde continuou atendendo os mais necessitados, visando o bem-estar e a saúde da população. Retornou à política no ano de 1982. Faleceu no dia 22 de agosto de 1986. Em sua homenagem foi criado um centro de estudos com o nome Fundação Centro de Estudos Dr. William Maksoud.

Homenageados pelo vereador Dr. Cury

Christiana Velloso Rebello Hilgert é Médica Oftalmologista graduada em Medicina pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Especialista em Córnea e Doenças Externas Oculares pelo Instituto Hilton Rocha em Belo Horizonte/MG.  Mestre em Ciências Visuais e Doutora em Oftalmologia e Ciências Visuais -Transplante de Córnea, Banco de Olhos e Glaucoma pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Participou de treinamento nos Estados Unidos, no Schepens Eye Institute Boston e também participou de estágio nas áreas de Córnea e Glaucoma – Observership no Moorfields Eye Hospital – em Londres, Inglaterra. É Sócia-Diretora do Instituto da Visão, clínica especializada em tratamento e prevenção de doenças oculares e referência na região centro-oeste em termos de avanços em tecnologia. Membro efetivo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Sociedade Brasileira de Glaucoma; Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Membro e Fundadora da Sociedade Brasileira de Ceratocone. Presidente do Congresso Centro Oeste de Oftalmologia e do Congresso Sul-Mato-Grossense de Oftalmologia, realizados em Campo Grande/MS. Atuou como Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Oftalmologia – ASOFT. É Membro efetivo da Academia Americana de Oftalmologia e Catarata e Cirurgia Refrativa onde apresentou trabalhos e recebeu prêmios de pesquisas Internacionais. Tem inúmeros artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

 

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert é Médico Oftalmologista, graduado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Retina e Vitreo, pelo Instituto Hilton Rocha de Belo Horizonte/MG. Participou de treinamento nos Estados Unidos no Schepens Eye Institute Boston e também participou de estágio – Observership no Moorfields Eye Hospital – em Londres, Inglaterra. É Sócio-Diretor do Instituto da Visão, clínica especializada em tratamento e prevenção de doenças oculares e referência na região centro-oeste em termos de avanços em tecnologia. Presidente e organizador do Congresso Brasileiro de Retina e Vitreo, realizado em Campo Grande/MS. É membro efetivo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo e da Sociedade Brasileira de Catarata e Refrativa. Além da atuação como membro nas Academias Americanas de Oftalmologia e Catarata e Cirurgia Refrativa e na Sociedade Americana de Especialistas em Retina. Fundador e primeiro Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Oftalmologia – ASOFT e Fundador e primeiro Coordenador-Geral da Residência Médica em Oftalmologia da Santa Casa de Campo Grande, onde atua como Professor há mais de 10 anos.

Dr. Luiz Antônio Monteiro Simões, nasceu em 8 de junho de 1949, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Foi o primeiro aluno no curso de graduação da faculdade de medicina de Vassouras/RJ, formando-se em 19 de dezembro de 1975. Sua residência médica, durante 5 anos, foi no hospital dos servidores do Rio de Janeiro, sob a regência do Prof. Dr. José Portugal Pinto. Foi primeiro colocado no concurso de provas e títulos da sociedade Brasileira de Neurocirurgia e diplomado em setembro de 1981. Casou-se com Vilma Janine Filipovith Simões, Médica, em 10 de fevereiro de 1979, com quem teve 3 filhos: Andrea, Ângela e Luiz Antônio Junior, e atualmente, tem 3 netos: Leandra, Laís e André. É membro titular da academia de medicina de Mato Grosso do Sul; da academia Brasileira de neurocirúrgica; da sociedade de medicina e cirurgia do Rio de Janeiro; da Sociedade Brasileira de neurocirurgia; da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia; da Federação Latinoamericana das Sociedades de Neurocirurgia; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Associação Médica Brasileira. Chegou em Campo Grande em abril de 1981, fixou residência, nasceram seus três filhos e onde desenvolve seu trabalho com grande exação profissional, até os dias de hoje, com mais de 3.000 cirurgias realizadas.

Dr. Kleber Francisco Meneghel Vargas, natural de Porto Alegre/RS, é graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1999. Residência em Psiquiatria pela PUC-PR. Especialização em Dependências Químicas pela PUC-PR. Mestrado em Farmacologia pela UFPR. Doutorado em Ciências e Desenvolvimento pela UFMS. Professor de Medicina na UFMS, Conselheiro do CRM/MS e Coordenador e preceptor de Psiquiatria do Hospital Universitário da UFMS.

Dra. Laura de Albuquerque Furlani é Campo-grandense, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursou residência médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Dermatologista membro da SBD -Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especializada em Dermatologia Estética e Laser pela SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Fellow em Dermatologia na UT – Texas University, Dermatologista da clínica IDL Instituto de Dermatologia e Laser.

Dr. Evandro Veiler Ferrari, é diplomado em Medicina pela UFMS, em 1986. Pós-graduado em Cardiologia pelo SESANTA-RJ. Residência em Cardiologia pela Beneficência Portuguesa/SP. Título de especialista em Cardiologia pela SBC/CFM/AMB. Título de especialista em Hipertensão Arterial pela SBH/CFM/AMB. Interamericam Society of Cardiology Member. European Society of Cardiology Member. Médico Titular da Unidade Coronária Hospital UNIMED. Médico Titular da Unidade Coronária Hospital CASSEMS. Membro Titular do Grupo de Estudos Insuf. Cardiaca – GEIC – SBC.

Assessoria de Imprensa do Vereador