ícone whatsapp

Doações de sangue diminuem e o vereador enfermeiro Fritz faz apelo para a população

06.06.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Na manhã desta quinta-feira (6), o vereador Enfermeiro Fritz (PSD) utilizou a tribuna, durante a Sessão Ordinária, para reforçar a importância da população sobre a diminuição no número do estoque de bolsas de sangue existentes no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), devido ao alto número de casos de gripe e as férias escolares. 

Para conscientizar a população sobre a importância da doação, o local está participando do Junho Vermelho, uma campanha criada para incentivar as pessoas a comparecer nos locais de coleta e manter o estoque para que possa atender os pacientes dos hospitais que precisam de transfusão de sangue. 

“Essa casa e esses parceiros precisam estimular a população para que possam doar. Nesse período as coletas de sangue diminuem”, destacou Fritz. 

Apesar da queda no número de doações, os centros hospitalares continuam atendendo a demanda de acidentes de trânsito, violência urbana, portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas como câncer e anemia falciforme, além de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas.

Uma pesquisa realizada pelo movimento Eu Dou Sangue, em parceria com o Instituto Datafolha, mostra que 92% dos brasileiros não doaram entre os anos de 2016 e 2017 e quase 40% não sabem o tipo sanguíneo. 

Assessoria de Imprensa do Vereador