ícone whatsapp

Diversas melhorias são reivindicadas em Sessão Comunitária no Jardim das Hortênsias

04.09.2013 · 12:00 · Sessão Comunitária

Moradores e estudantes do bairro Jardim das Hortênsias tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações e entrar em contato direto com os vereadores de Campo Grande, durante Sessão Comunitária realizada na manhã desta quarta-feira (4).
 
A 12ª edição da Sessão Comunitária foi promovida na quadra de esportes da Escola Municipal “Irene Szukala”, reunindo moradores, líderes comunitários e estudantes que acompanharam o trabalho dos parlamentares.
 
O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar destacou que a Câmara Municipal está trabalhando para manter uma relação estreita com a população e por isso tem realizado Sessões Comunitárias todas as quartas-feiras. “Queremos ter uma Câmara cada vez mais próxima da sociedade, é nesse viés que estamos trabalhando, para estar mais próximo de vocês. Quero destacar aqui que o voto secreto já existe na Câmara Municipal desde 2001, sendo abolido por meio de um Projeto de autoria dos então vereadores Silvio Nucci e Marcelo Bluma. Desde 2001 não temos nenhuma votação secreta em Campo Grande. Tudo é transparente, para que toda população possa ver o posicionamento dos vereadores”, frisou Mario Cesar.
 
A Diretora da Escola Municipal “Irene Szukala”, Rosangela de Brito Lima solicitou aos parlamentares o reforço da segurança no entorno da instituição de ensino, assim como a sinalização das ruas. “Precisamos de policiamento em frente à escola, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos, assim como a sinalização das ruas ao redor da escola, com faixa de pedestre e redutor de velocidade. Também quero pedir que seja tomada providências para solucionar o problema que temos com a infestação de pombos aqui na quadra de esportes”, clamou a diretora.
 
Para o presidente do Conselho Regional do Anhanduizinho, José Arantes a prioridade deve ser a construção de uma praça esportiva, já que o bairro Jardim das Hortênsias não possui um local de lazer para a comunidade. “Quero reforçar o pedido para que seja construída a nossa praça. A luta dessa comunidade não é nova. Peço o apoio dos vereadores para que apresentem emendas ao Orçamento que está em tramitação na Casa de Leis, contemplando a nossa praça de lazer. Outra reivindicação que faço é a construção da creche do Bairro Oliveira, que era pra sair esse ano e não está sendo feito, por conta de uma invasão há mais de 10 anos e a prefeitura diz que é difícil mudar o projeto, por isso peço que os vereadores intervenham junto ao Executivo pedindo uma solução”.
 
Em seu pronunciamento, o presidente do Bairro Jardim das Hortênsias I, Israel Eduardo Corrêa, conhecido como “Bozó” reforçou o pedido para construção da praça de lazer. “Peço encarecidamente que não fique somente nessa única sessão, que ela venha a acontecer mais, porque precisamos ser ouvidos. Nosso bairro não é nem conhecido, fica no meio do Aero Rancho, acontece muitas coisas ao nosso redor. O Jardim das Hortênsias I, II e III, já tem 20 anos de existência. Já tentamos de todas as maneiras trazer melhorias para nosso bairro, mas é difícil. Nossa praça sairia em 2012, estava no orçamento aprovado em 2011, mas continuamos a luta, continuarei a luta junto a Planurb, buscando a nossa praça como prioridade”, afirmou.
 
A sinalização das ruas também foi uma das reivindicações apresentadas pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Aero Rancho e região, Maria Auxiliadora Maciel. “Já fizemos vários pedidos à Agetran, precisamos de sinalização aqui na escola. As crianças passam pela Avenida Raquel de Queiroz e pela Rua Tancredo Neves, mas a faixa de pedestre foi se apagando. Já encaminhamos vários pedidos para sinalização das ruas e colocação de redutor de velocidade, já teve casos de crianças quase serem atropeladas. Precisamos com urgência de sinalização em volta da escola para as crianças terem maior segurança”, frisou.
 
O líder esportivo da região do Bairro Jardim das Hortênsias II, Luiz Bento Valiente salientou aos parlamentares que o bairro tem sido esquecido e precisa de melhorias. “Vivemos num sincero esquecimento, principalmente na área esportiva. Não temos uma praça de esporte no bairro. A praça foi desativada há 3 anos e criou-se uma pedra fundamental para a criação de um posto policial que até hoje não foi construído. Precisamos de um praça de esportes para a nossa região e o nosso povo. Espero contar com o apoio de cada vereador, que a minha voz chegue até vocês e que esse anseio da nossa sociedade seja representado”, disse.
 
Outro problema apresentado durante a Sessão Comunitária foi a questão de um grupo de moradores que vivem em barracos precários em uma área invadida no bairro Jardim das Hortênsias. De acordo com Cristiane da Silva Martins, representante da invasão do bairro Jardim das Hortênsias atualmente são 295 moradores no local. “A gente queria que vocês olhassem por nós, para cada morador, temos deficientes físicos, grávidas, idosos e crianças, que sofrem com o frio, a chuva e quando venta o barraco cai. Não queremos casa de graça, queremos pagar, mas não podemos pagar aluguel de R$ 400,00 ou R$ 500,00. Como viver com um salário mínimo e pagar aluguel? Só queremos uma casa, não estamos ali para afrontar ninguém, só queremos o direito a uma moradia”, protestou.
 
O artista plástico Levi Batista, presidente da Associação Cultural destacou a importância da sessão comunitária e também saiu em defesa dos moradores que estão residindo em uma área invadida no bairro Jardim das Hortênsias. “Moro aqui desde 1972 e sinto-me muito feliz por ter essa sessão. É muito importante a participação do povo para fazer nossas reivindicações. Estamos sendo solidários com esses moradores e faço um apelo para que nos ajude. Ajudem esse povo que precisa de um teto”, afirmou.
 
Todas as reivindicações apresentadas pela comunidade serão transformadas em indicações, ofícios, requerimentos e/ou projetos a serem encaminhados para o Poder Executivo, em nome dos 29 vereadores, para que sejam devidamente atendidas. 
 
Marcaram presença na Sessão Comunitária os vereadores Mario Cesar, Carlão, Coringa, Juliana Zorzo, Chocolate, Chiquinho Telles, Zeca do PT, Eng. Edson, Eduardo Romero, Carla Stephanini, Ayrton de Araújo do PT, Professora Rose, Gilmar da Cruz, Paulo Pedra, Vanderlei Cabeludo, Luiza Ribeiro e Airton Saraiva. A sessão também foi acompanhada por acadêmicos de Jornalismo da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal