ícone whatsapp

Destaques do Agronegócio são homenageados em noite de solenidade

08.08.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta-feira (7), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Agronegócio, celebrado oficialmente no município no dia 09 de agosto. A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, e celebrou representantes do setor que desempenham papel fundamental no desenvolvimento e na Economia do Estado do Mato Grosso do Sul.

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB), disse que essa categoria é responsável pelo desenvolvimento econômico do nosso Estado, “Com muito trabalho e dedicação eles contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do setor do agronegócio e do cooperativismo, pela qualidade dos produtos alimentícios que chegam à mesa da população. O desenvolvimento da agropecuária brasileira, a melhoria da produtividade agrícola e a renda do homem do campo, não estariam nos níveis atuais, se não existissem os Agricultor, Pecuarista e o Produtor Rural” afirma dr. Loester

O Médico Parlamentar homenageou Cleber Silva Pache, natural de Campo Grande (MS) o homenageado é proprietário da Estância Colina localizada em Campo Grande e Estância Colina I localizada na cidade de Terenos/MS. Desde o ano de 1975 é produtor rural no nosso Estado. Trabalha com a cria e recria de gado de corte. Atualmente é produtor de milho e soja em suas propriedades. 

É sócio do Sindicato Rural de Campo Grande e membro atual na diretoria da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (ACRISSUL).” Fiquei surpreso quando recebi o convite, fiquei muito feliz. É um incentivo para nós.” Comenta Cleber.

A Ministra da Saúde Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, também foi homenageada. Ela nasceu em Campo Grande (MS, é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais), trabalhou em propriedades rurais da família, até ser convidada para cargos de direção de empresas multinacionais, em São Paulo.

De volta ao Estado, no fim da década de 1990, foi convidada para ocupar a segunda secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Em 2006, foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, no final desse mesmo ano, foi convidada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur), ficando no cargo por sete anos.

Deixou o Executivo Estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014, quando passou a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional representando o setor produtivo. Tereza Cristina recebeu um dos maiores reconhecimentos de seu trabalho como parlamentar, sendo premiada na categoria “Melhores deputados” na 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, veículo especializado na cobertura do Congresso Nacional. A parlamentar ficou entre os 10 mais bem avaliados parlamentares da Câmara dos Deputados. Também foi reconhecida como a maior defensora do agronegócio brasileiro ao receber o prêmio na categoria “Defesa Agropecuária” na mesma edição.

Em 2018, a deputada federal Tereza Cristina foi reeleita, sendo convidada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro a assumir o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. A Ministra não pode comparecer e foi representada pela Superintendente Substituta da Superintendência do Agronegócio do MS, a Auditora Fiscal Federal, Juliana Maria Pereira Fernandes. A data foi instituída por meio da Resolução nº 1.262/18, de autoria dos vereadores Carlão, William Maksoud e João César Mattogrosso.

Andrea Barros
Assessoria de Imprensa do Vereador