ícone whatsapp

Debate sobre Direito Eleitoral reúne acadêmicos e profissionais na Câmara

18.06.2014 · 12:00 · Eventos

Profissionais e acadêmicos das áreas de comunicação e Direito participaram, na noite desta quarta-feira (18), de uma palestra sobre Direito Eleitoral realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande, através da Escola do Legislativo. Os debates foram conduzidos pelos juristas Hardy Waldschmidt, Newley Amarilla, pelo vereador Eduardo Romero, e pelo jornalista Dante Filho, assessor do senador Ruben Figueiró (PSDB).
 
O objetivo da palestra, segundo Marcos Mattioli, diretor da Escola, foi aprimorar o trabalho dos profissionais da imprensa e advogados, além de reforçar a importância de uma mídia capacitada em Mato Grosso do Sul. 
 
O debate reuniu acadêmicos e jornalistas da mídia impressa, televisiva e que atuam em assessorias.Foram discutidos temas como quociente eleitoral, inovações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o próximo pleito e minirreforma eleitoral de 2013.
 
Mudanças que, conforme Waldschmidt, trazem, pelo menos, 17 alterações substanciais, como a limitação da contratação de cabos eleitorais, do tamanho dos adesivos de candidatos e o fim dos cavaletes nas ruas.
 
Escola do Legislativo – A Escola do Legislativo promove, desde 2009, uma série de atividades para oferecer suporte técnico-administrativo às atividades realizadas nas câmaras municipais. Ela oferece capacitação aos parlamentares e servidores, visando dinamizar o funcionamento do Poder Legislativo, sempre com o espaço aberto ao debate.
 
O projeto surgiu da necessidade de implantar um sistema de aperfeiçoamento e reciclagem, com educação à distância, continuada e incentivada. Os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo são divididos em três modalidades: educação continuada, feita através de cursos presenciais; educação à distância; e educação incentivada, que oportuniza, através de convênios com instituições de ensino, a complementação do estudo regular.
 
Podem participar dos projetos servidores e vereadores da Câmara, além de membros de outras instituições. Mais informações sobre o funcionamento e as ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-1628, ou no site da Câmara: www.camara.ms.gov.br.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal